Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Fernando Alves

Novas parcerias foram firmadas para a implantação do Pólo de Confecções de Palmas. Instituições financeiras, como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia e Agência de Fomento do Estado do Tocantins, além da Secretaria Estadual da Indústria e Comércio, aderiram ao comitê gestor do projeto. A atuação desses parceiros na implantação do pólo foi discutida durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 04, na sala de reuniões da vice-prefeitura, localizada no Parque Cesamar.

A vice-prefeita de Palmas, Edna Agnolin, ressaltou a importância estratégica de todos os segmentos na implantação do projeto, cuja previsão é beneficiar, no primeiro momento, cerca de 100 famílias. Ela ressaltou, no entanto, que a implantação do pólo não será imediata, mas trará resultados profícuos e duradouros. “Somos protagonistas de uma grande transformação não só em Palmas, mas em todo o Estado”, disse, acrescentando que o projeto irá criar condições de mercado para que a economia local não dependa apenas do serviço público.

Para o secretário estadual de Indústria e Comércio, Eudoro Pedroza, o projeto atende a uma das propostas do governo estadual, de não só capacitar mão-de-obra local, mas, sobretudo, criar condições técnicas e financeiras para sua inclusão no mercado de trabalho. “Vamos apoiar no que for preciso. Temos interesse em agregar experiâncias, somar aos já esforços empreendidos para a implantação deste pólo”, disse.

Encaminhamentos

Durante a reunião, ficou definido que as instituições parceiras apresentem, nesta quinta-feira, às 14h, durante novo encontro com o Comitê Gestor do projeto, um nome para integrar o corpo técnico ou grupo de trabalho do projeto. Em seguida, será criado um Conselho Deliberativo, dentro do próprio comitê, para deliberar sobre questões financeiras.

Parceiros

O projeto de implantação do Pólo de Confecções de Palmas é uma realização da Prefeitura de Palmas e conta com a parceria do Sistema S, governo do Estado, Associações comerciais, instituições financeiras, sindicatos e entidades de classe.

Fonte: Ascop