Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Andressa Figueiredo

Foi assinado na manhã desta quarta-feira, dia 11, o termo de cooperação técnica que cede o Sistema de GTA – Guia de Trânsito de Animais – informatizado do Tocantins para o Estado do Espírito Santo. O presidente da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins, Humberto Camêlo, e o diretor-presidente do Idaf – Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo, Antônio Possatti, firmaram a parceria no auditório do Idaf, em Vitória - ES.

O presidente da Adapec, Humberto Camêlo, ressaltou a importância de parcerias para aprimorar ainda mais o sistema de Defesa Sanitária Nacional e colocou o Tocantins à disposição de outros estados interessados nos programas tocantinenses. “É na troca de experiências que nos fazemos ainda mais fortes”, pontuou.

Na ocasião, Antônio Possatti elogiou o trabalho da Adapec e disse que o sistema agilizará o trabalho do Espírito Santo, estado que está há 13 anos sem registro de febre aftosa. “Faltava justamente essa ferramenta para sermos mais ágeis e mais eficientes. Veio em função desse termo e queremos agradecer ao Governo do Tocantins, por meio do Humberto, que gentilmente cedeu o programa sem custo nenhum para o Instituto”, contou o diretor-presidente do Idaf, acrescentando que com a cessão cerca de R$ 800 mil foram economizados.

O médico veterinário do Idaf Rui Macedo ficou entusiasmado com a apresentação do Sistema tocantinense e fez uma comparação com o programa utilizado atualmente pelo Espírito Santo. “Nosso programa é muito pesado e demora muito, trava. Com esse novo sistema nosso trabalho ficará ainda mais ágil, sem falar que os relatórios serão produzidos de forma mais fácil e rápida”, disse.

Vegetal

No termo de cooperação técnica também ficou acertado que o Idaf poderá ceder programas à Adapec, sem custos. “Já será disponibilizado um programa de inspeção e sanidade vegetal para o Tocantins. Isso economizará trabalho, dinheiro e mais de seis meses de pesquisa e elaboração do nosso sistema, possibilitando a integração com os demais já desenvolvidos”, contou o coordenador de Tecnologia da Informação da Adapec, Vagner Cassol.

Fonte: Ascom Adapec