Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: André Camargo

Os prefeitos de Porto Nacional, Tereza Martins (PDT) e de Natividade, Joaquim do Posto (PV) participaram de reunião nesta quarta-feira, 18, com o ministro da Cultura, Jucá Ferreira. Eles estavam acompanhados do senador João Ribeiro (PR) e foram apresentar a Associação Brasileira de Cidades Históricas e discutir a criação do PAC das Cidades Históricas para as cidades consideradas Patrimônio Histórico do Brasil.

Atualmente no Brasil, existem cerca de 100 municípios tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). São as chamadas cidades históricas do Brasil. Nove delas se inscreveram na lista do Patrimônio Cultural da Humanidade estabelecida pela UNESCO e representam o Brasil no elenco dos monumentos mundiais.

Essas cidades históricas brasileiras decidiram se reunir em associação para unificar suas demandas juntos aos órgãos federais. De fato, elas já recebem atenção especial do Governo Federal mas para o senador João Ribeiro, poderiam ser melhor atendidas em suas necessidades de infra-estrutura como pavimentação de suas vias de transporte, eletrificação submersa, tratamento de água e toda estrutura necessária para o atendimento das demandas aos turistas e visitantes.

PAC das Cidades Históricas

O PAC das cidades históricas é defendido para os municípios que alem da preservação de seus monumentos de arte e arquitetura, necessitam da imediata intervenção do Governo Federal para a recuperação e preservação de sua infraestrutura.

Ao defender projetos de recuperação para as cidades de Natividade (275 anos de criação) e Porto Nacional (174), João Ribeiro argumentou ao ministro que “a cultura de um povo é a sua alma” e que as duas cidades representam “parte da alma do Tocantins”.

Joaquim do Posto, o único prefeito do Partido Verde do Tocantins, aproveitou a afinidade partidária com o ministro Juca Ferreira, que também é do PV, para convencer o ministro e o presidente do IPHAN a participarem da Festa do Espírito Santo a ser realizada nas próximas semanas em Natividades. O ministro aceitou de o convite e solicitou a presença do senador tanto nas festas do Espírito Santo quanto nas tentativas junto ao presidente Lula para a criação do PAC das Cidades Históricas.

Da redação com informações A.I sen. João Ribeiro