Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O parecer da Procuradoria Geral Eleitoral – PGE - que recomenda a cassação do governador Marcelo Miranda (PMDB), foi amplamente criticado pelos deputados da base governista, na sessão desta quarta-feira, dia 25. A líder do governo, deputada Josi Nunes (PMDB), afirmou que o parecer do procurador, Francisco Xavier Pinheiro Filho, baseou-se em fatos superficiais, sem dar relevância aos documentos em anexo ao processo que comprovam a lisura do pleito.

“Nós, do governo, estamos tranqüilos, porque confiamos em Deus e na justiça. Esse parecer não tem poder de voto, é só uma opinião. Nosso governador faz uma administração baseada na lei, inclusive, aprovada no governo de Siqueira Campos.”, disse.

Já o deputado Raimundo Moreira (PSDB) fez um discurso, apontando as supostas irregularidades ocorridas na reeleição do governador Marcelo Miranda. “Não basta ganhar, mas tem que ganhar com lisura. Esse parecer nos dá a certeza de quem foi eleito em 2007. O governador Siqueira Campos aguarda o resultado com serenidade, firmeza e confiança na justiça”, afirmou Moreira.

Para o deputado Marcello Lelis (PV), a cassação é só uma questão de tempo. Em contrapartida, o deputado Eli Borges (PMDB) rebateu, comentando que há uma expectativa exagerada e que o caso gera um clima tenso na governabilidade. “Não tenho dúvida de que esse mandato será cumprido”, afirmou. Também se pronunciaram os deputados César Halum (DEM), Paulo Roberto (DEM), Stalin Bucar (PSDB), Cacildo Vasconcelos (PP) e José Geraldo (PTB).

O julgamento definitivo do processo contra a Expedição de Diploma (RCED) contra o governador Marcelo Miranda, a pedido da União do Tocantins, será realizado no plenário do Tribunal Superior Eleitoral – TSE -, mas ainda não tem data definida.

Fonte: Dicom/A.L