Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Dando continuidade ao processo de instalação de bibliotecas públicas nos municípios tocantinenses, a Fundação Cultural do Estado implantará a Biblioteca Pública Municipal de Tupirama, entre os dias 25 e 29 deste mês. A coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da FCT e coordenadora da Biblioteca Pública Estadual Darcy Cardeal, Cristian Melo, estará no município, neste período, para dar suporte à implantação e realizar o curso de capacitação aos auxiliares da biblioteca.

A implantação e os cursos de capacitação são frutos da parceria firmada entre o Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural, o Governo Federal, através da Fundação Biblioteca Nacional, e Prefeitura Municipal.

O Kit de implantação foi entregue ao município, em fevereiro último, pela Fundação Biblioteca Nacional, composto por dois mil livros; computador com software (winisis/ isisemp biblivre) de catalogação e empréstimo; impressora; nobreak; Tv 32”; circuladores de ar; aparelho de DVD; aparelho de som; mesas para leitor, mesa de trabalho; estantes com prateleiras. Após o recebimento do kit, o município entrou em contato com a Fundação Cultural do Estado para a instalação da biblioteca e realização de cursos de capacitação para os auxiliares que trabalharão nos espaços, seguindo as diretrizes do Sistema Estadual de Bibliotecas.

Com Tupirama, já são quatro municípios que receberam Biblioteca Pública pela Fundação Cultural do Tocantins, como Juarina, Lagoa da Confusão e Santa Rita do Tocantins.

Fonte: Ascom Fundação Cultural