Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Com o tema "A Contribuição da Ciência do Yoga para uma Sociedade Justa e Equilibrada", o XIV Congresso Nacional de Yoga será realizado em Palmas/TO, no período de 11 a 14 de junho de 2009, na Escola Técnica Federal e no Teatro Fernanda Montenegro.O evento vai reunir representantes de todos os Estados brasileiros, mestres, alunos e membros da Confederação Nacional de Yoga do Brasil (CONYB). Na programação constam palestras, cerimônias, além de vivência e shows artísticos nacionais e locais.

De acordo com a organizadora do evento e proprietária do Luare - Instituto de Yoga -, professora Márcia Ayroza, o encontro vai proporcionar aos participantes uma série de atividades visando a troca de conhecimento e de experiências, por intermédio de abordagens teóricas e práticas.

"Pretendemos promover o desenvolvimento dos padrões de estudos do yoga e melhorar seu ensino e difusão, dentro de seus verdadeiros princípios que são: ampliar a fraternidade e manter as antigas verdades da ciência do yoga, cujos métodos para o controle físico e mental visam à aquisição de uma saúde plena", afirma Márcia.

Na programação artística estão confirmados shows regionais como o Grupo Mãe Ana, de Natividade e do cantor tocantinense Dorivan. Já as atrações nacionais contam com cantora Ana Rita Simonka e a sacerdotisa indiana Meeta Ravindra, que fará a cerimônia do fogo. Tem ainda o padre católico indiano Joachim Andrade, com a apresentação da dança indiana clássica - do Templo à Igreja e o ator João Singnorelli, que vai encenar a peça teatral "Gandhi - Um Líder Servidor".

Já entre os palestrantes estão nomes conceituados da Yoga como o Dr. Harbans Lal Arora, Ved Arora, Gerson D'Addio da Silva, Lia Diskin, Swami Nirmalatmananda, Neusa Veríssimo, Andréa Aguiar e Nestor Mota.

 

Penaforte Diaz