Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) pretende finalizar até agosto deste ano, a construção de mais quatro Fóruns Eleitorais nas cidades de Araguacema (24° ZE), Arraias (22° ZE), Itacajá (33° ZE) e Filadélfia (8° ZE). Com a utilização destes quatro novos prédios completa-se um total de 18 imóveis próprios em uso entre as 34 sedes de Zonas Eleitorais, o que significa mais de 50% do total. A intenção do Tribunal e o objetivo destas obras é trazer a qualidade de atendimento e dos serviços ao eleitor em suas devidas localidades.

Antes os cartórios funcionavam dentro dos fóruns da justiça comum ou em residências adaptadas, que geravam o custo da locação e não tinham infra-estrutura necessária para o atendimento. Esta situação vem mudando e desde maio de 2005 são construídas sedes próprias que ocupam o lugar de imóveis cedidos e alugados.

Estes quatro novos prédios seguem um projeto padrão que foi construído em 7 outras localidades, com apróx. 175m² de área construída. Cada cartório novo conta com sala de audiências, guichês de atendimento, sala de treinamento, sala para o Chefe de Cartório, banheiros adaptados para portadores de deficiência, gabinete para o Juiz Eleitoral, depósito para urnas eletrônicas, copa, sala de arquivo, pátio interno e estacionamento.

As quatro obras devem beneficiar 49.904 eleitores e atender também as cidades de Babaçulândia e Palmeirante da 8° ZE, Combinado e Novo Alegre da 22° ZE, Caseara da 24° ZE, Centenário, Itapiratins e Recursolândia da 33° ZE.

Devido a grande demanda em obras e serviços arquitetônicos que vem surgindo nos últimos anos, o TRE-TO criou em novembro de 2008, a Seção de Engenharia, Arquitetura, Obras e Projetos que faz os projetos, promove a licitação e fiscaliza o andamento das obras. “Garantir a eficiência e qualidade do serviço de obras contratado para que o projeto alcance sua excelência e fim” é a principal preocupação do setor, como explica o arquiteto responsável pela seção, Jorge Bernardino.

Ainda neste sentido, está em fase de elaboração de projetos o novo Fórum Eleitoral de Palmas que favorece o maior número de eleitores em uma única Zona Eleitoral do Estado, são 127.010 eleitores beneficiados.

Fonte: Assessoria de Imprensa TRE