Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Sorrisos, olhos brilhando e encantamento. Assim, as crianças do maternal e jardim do Cajuí – Serviço Especializado Infantil -, assistiram à peça O Menino Marrom, apresentada pela AM Produções Artísticas, de Goiânia, nesta sexta-feira, 27, no auditório da ATM. Baseada na obra do escritor e cartunista Ziraldo, a companhia levou para o palco um mix de música, teatro, literatura e questões sociais.

“Precisamos inserir nossas crianças nas mais diferentes manifestações culturais. Isso enriquece a vida, deixa o mundo mais colorido”, enfatiza a diretora da creche-escola, Lívia Beltrão Engers. A exemplo de O Menino Marrom, os temas nacionais são priorizados pela Companhia na montagem dos espetáculos, que tem os estudantes como público-alvo. “Levamos para o palco a realidade das crianças, o que possibilita a identificação do público com o espetáculo”, ressalta o diretor, Alcides Miranda.

Ziraldo

Com o tema Maluquinhos pelo Cajuí, as obras infantis do cartunista Ziraldo norteiam toda programação anual da creche-escola. O autor foi escolhido por sua brasilidade e constante preocupação com a educação das crianças. As obras serão exploradas não apenas por meio dos livros, mas de dinâmicas, teatro, artes plásticas, releituras e vivências.

O personagem mais famoso, o Menino Maluquinho, criado em 1980, virou filme, seriado e gibi para atender aos anseios de fãs do todas. A obra foi traduzida para várias línguas e possui mais . As criações de Ziraldo para o público infanto-juvenil estão reunidas nas coleções O Menino Maluquinho, Bebê Maluquinho, ABZ, Corpim, Mundo Colorido, Bichim e As Tias.

AM Produções

O Menino Marrom estreou no início de março e já foi apresentado em Goiás e Distrito Federal. Depois da curta temporada em Palmas, segue para Bahia. Este é o sétimo ano que o Tocantins integra a turnê da AM Produções, que realiza dois circuitos anuais. O grupo estará no Salão do Livro e retorna ao Estado no segundo semestre, com Os Três Porquinhos.

(Andréa Luiza Collet)