Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

O primeiro secretário da mesa diretora da Assembleia Legislativa, o deputado Paulo Roberto (DEM) apresentou na sessão desta terça-feira, 31, um Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade para estabelecimentos que comercializam produtos que geram lixo tóxico, colocarem a disposição dos consumidores recipientes para a coleta deste tipo de material.

Pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes são parte deste tipo de material que, quando descartados indiscriminadamente, podem trazer riscos à saúde e ao meio ambiente.

Segundo o parlamentar as substâncias químicas que esses materias contém, especificadamente o chumbo o cádmio e o mercúrio, são potencialmente perigosas e podem afetar a saúde e o meio ambiente. “ Esses produtos quando descartados em lixões ou aterros sanitários, além de contaminar o solo e os lençóis freáticos podem ainda causar problemas de saúde como doenças nos rins, anemia, perda de dentes, hipertensão. Podem causar ainda problemas digestivos, psíquicos e câncer.

Para Paulo Roberto a coleta das pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes se coletadas de maneira correta poderá apresentar uma recuperação de até 80% do material. ”Nesse caso uma reciclagem responsável significa recapturar materiais como manganês, Zinco, Aço e Carbono e reutilizá-los em processos produtivos. Essa seria a melhor maneira de reduzir o impacto causado por essas substancias ao meio ambiente” informou.

Da redação com informações da A.I dep. Paulo Roberto