Com o auditório da OAB lotado por representantes de 25 municípios do Sul do Estado, o Tribunal de Contas realizou nesta quinta-feira, 2 de abril, em Gurupi, o quinto encontro regional do Projeto Agenda Cidadã para Controle Participativo. O evento, já realizado em Palmas, Guaraí, Araguatins e Araguaína, objetiva aproximar o TCE da sociedade e dos gestores, levando informações que evitem a má aplicação dos recursos públicos.
Em seu pronunciamento, o presidente do TCE, conselheiro Severiano José Costandrade de Aguiar, salientou que o Tribunal busca desenvolver uma gestão de duas vias: levar o aprimoramento e a qualificação técnica aos gestores públicos, para minimizar, junto ao TCE, a rejeição e as ressalvas nas contas municipais.
Nesse sentido, a relatora da regional de Gurupi, conselheira Doris de Miranda Coutinho, alertou os gestores de que a desculpa da desinformação não pode mais ser usada para justificar a má gestão. Destacou, também, que o TCE do Tocantins é referência em termos de capacitação com os vários programas que desenvolve, voltados para gestores e técnicos dos órgãos estaduais e municipais.
O prefeito de Gurupi, Alexandre Abdalla, classificou como “ação generosa” a iniciativa do TCE de se deslocar até o município para levar informações que auxiliam a boa gestão pública. Também convidou os demais prefeitos a aproveitarem a oportunidade para aprender com o TCE.
Após a solenidade, o presidente, a relatora da regional e o prefeito de Gurupi visitaram o Ambulatório de Saúde Comunitário, que faz parte do Programa de Saúde da Família. O local também é utilizado para estágio e pesquisas dos estudantes da UNIRG nas áreas de fisioterapia, medicina, enfermagem, odontologia e psicologia.
Em seguida, a comitiva visitou a Escola Silny Rodrigues dos Santos, inaugurada na manhã desta quinta-feira, e as obras do novo campus universitário da UNIRG.
O último encontro do Agenda Cidadã será realizado em Dianópolis, na próxima segunda-feira, dia 6 de abril.
Fonte: Assessoria de Imprensa TCE