Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação
  • Foto - José Marques

O cultivo de peixes em tanque-rede e gaiolas como a alternativa de investimento e o aproveitamento dos recursos hídricos dos municípios tocantinenses foram debatidos no plenário da Assembléia Legislativa, na manhã desta quarta-feira, 29. A apresentação ficou por conta do prefeito da cidade pernambucana de Itacuruba, Romero Magalhães Ledo, convidado pela Comissão Especial de Acompanhamento das Ações de Promoção de Desenvolvimento Sustentável da UHE Lajeado e Processos de Licenciamento Ambiental, onde a experiência no seu município é considerado um caso de sucesso.

De acordo com o palestrante, que ministrou a palestra “Desenvolvimento da Piscicultura em Grandes Lagos”, o sistema de criação de peixes em tanques-rede ou gaiolas é considerado uma das formas mais intensas de criação atualmente praticadas, “devido ao fácil manejo e rápido retorno do investimento, especialmente para o pequeno produtor”. Ele destacou ainda que o sistema é uma excelente alternativa para a produção de peixes onde a prática da piscicultura convencional não é viável, além de possibilitar também o aproveitamento de ambientes aquáticos já existentes como rios e grandes lagos.

A questão ambiental quanto ao licenciamento de projeto, em relação ao uso econômico do lago da UHE Lajeado, foi um dos principais questionamentos dos deputados. O prefeito defendeu a busca de parcerias e informações sobre o tema. “O processo de licenciamento passa por várias instâncias governamentais e é demorado. Nós buscamos parcerias com grandes empresas do setor e contratamos técnicos especializados para implantar racionalmente todas as etapas da cadeia da piscicultura”, orientou.

No debate, conduzido pelo presidente da Comissão, deputado Angelo Agnolin (DEM), fizeram uso da palavra os deputados Eli Borges (PMDB), Stalin Bucar (PSDB), Júnior Coimbra (PMDB), Marcello Lelis (PV) e Raimundo Palito (PP). O evento também contou com a presença do secretário da Agricultura, Roberto Sahium, do prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), além dos os prefeitos Júnior Evangelista, de Miracema; Jaime Café, da Lagoa da Confusão; Manoel Silvino, de Tocantínia; Joaquim do Posto, de Natividade; Miyuki Hyashida, de Brejinho de Nazaré e Márcia Enfermeira, de Lajeado.

Fonte: Dicom/AL