Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A Câmara Municipal de Palmas realiza nesta quinta-feira, 7, sessão solene para e entrega de Título de Cidadão Palmense para o bispo Philip Dickmans, proposto pelo vereador José do Lago Folha Filho (PTN) e para o ex-vereador Humberto Mascarenhas, aprovado na legislatura passada por sugestão do então vereador José Alberto Gordo (PT). Ambas as proposituras foram aprovadas por unanimidade. Na justificativa do seu projeto de lei o vereador Folha destaca que a concessão da honraria “é uma forma dessa Casa de Leis reconhecer os relevantes trabalhos prestados por este senhor que é de interesse da sociedade de Palmas e outros municípios.” Sustenta.

Philip Dickmans

Dickmans é belga, formado em filosofia e Teologia. Morou na Itália onde frequentou a Escola Sacerdotal do Movimento dos Focolares e fez curso de preparação para missão no Brasil. Desembarcou em Salvador em 96 e de lá seguiu para Brasília, onde Dom Alberto o convidou para trabalhar em Palmas. Atuou nas paróquias Jesus de Nazaré (Arnos) Santa Cruz (Luzimangues) e Nossa Senhora da Providência (Lajeado). Neste mesmo período assumiu a reserva indígena Xerente, tendo apoiado, valorizado e defendido as causas dos povos indígenas. Foi missionário no Jalapão, assumindo duas paróquias nas cidades de São Felix e Mateiros, tendo ajudado a organizar diversas comunidades, abrindo caminhos em regiões isoladas e muito carentes.

Humberto Mascarenhas

Mascarenhas é brasiliense, filho dos radialistas Mascarenhas de Moraes, da Rádio Nacional de Brasília e Maria Milda de Moraes, da Rádio MEC. É funcionário público efetivo da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins. Em 28 de dezembro de 1988, em companhia da família, mudou-se para Miracema, capital provisória do novo Estado do Tocantins para auxiliar seu pai, deputado constituinte, pioneiro. No dia 21 de janeiro de 1990 passou a morar em Palmas, residindo na Vila dos Deputados, quando veio a participar da criação da mais nova capital do país.

Em 96, aos 25 anos, foi pela primeira vez candidato a vereador sendo o mais jovem daquele pleito. Ficou na primeira suplência, tendo tido a oportunidade de exercer o mandato. Em seus dois mandatos como vereador deixou um legado positivo de projetos importantes aprovados pelo Legislativo. Humberto Mascarenhas foi ainda secretário da Juventude de Palmas e chefe de Gabinete do Governo Raul Filho.

Integração Parlamentar

Ainda nesta quinta-feira, o legislativo palmense recebe a visita dos vereadores de Almas, região Sudeste, que virão a Palmas a convite do presidente da Casa, vereador Wanderlei Barbosa (PSB) dentro do projeto Integração Parlamentar que busca fortalecer o papel do legislativo e proporcionar troca de experiências entre os parlamentares municipais. O presidente da Câmara de Vereadores de Almas, Adão Rodrigues Barbosa elogia a iniciativa da Câmara de Palmas e diz que será uma ótima oportunidade de conhecer o funcionamento do Parlamento da Capital.

Fonte: Dircom/CM Palmas