Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Bárbara Vasconcelos

Foto: Bárbara Vasconcelos

Cultivar o arroz, feijão, mandioca, milho, banana, criar galinha caipira e gado de leite foram alternativas que o agricultor familiar Hermenegildo Pereira da Silva, 65 anos, de Arraias, sudeste do Estado, a 413 km da capital, encontrou para aumentar a renda e ainda contribuir com o sustento e desenvolvimento de mais agricultores vizinhos.

Hermenegildo Pereira da Silva cede parte de sua área para que agricultores familiares, que não tenham terra, plantem em troca de 50% da produção. Além desse beneficio, os agricultores familiares recebem a terra arada e as sementes, tendo o trabalho apenas de plantar. “Assim garanto uma produção para alimentação da minha família e as famílias dos agricultores familiares que plantam na área”, explica.

Cultivando numa área de 49 hectares seu Hermenegildo Pereira consegue uma renda mensal de R$ 1 mil, “não conseguiria essa renda se não diversificasse minha produção”, comenta. Seus produtos são comercializados em Arraias e nas comunidades próximas de sua propriedade, o Sítio Novo Modelo. Segundo informações do chefe da Unidade Local de Execução de Serviços do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins de Arraias, Antônio Conceição Francisco de Oliveira, o agricultor familiar conseguiu um recurso, por meio do Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, de R$ 8.150,00 para investir na produção.

Além de vender o excedente da sua produção, os agricultores familiares cultivam ainda mandioca, da qual fazem a farinha para consumo e comercialização. “Tenho sempre produtos para vender e a certeza de uma alimentação sadia”, acrescenta Pereira.

Para o gerente de grandes culturas no Ruraltins, Edmilson Rodrigues de Sousa, a diversificação da produção apresenta várias vantagens, dentre elas diminui os riscos do agricultor ter prejuízos com ataques de pragas e doenças e oscilação no mercado durante o ano. “O cultivo diversificado permite o uso mais intenso da área, eleva a produção de alimentos sem a necessidade de grandes investimentos e garante renda durante todos os meses no ano”, fala.

Fonte: Secom