Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Em entrevista coletiva à imprensa na manhã desta segunda-feira, 11, o presidente da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade (ATTM), Silvio Cunha, anunciou um pacote de medidas para melhorar o Sistema de Transporte Coletivo de Palmas e o aumento da tarifa, que passa dos atuais R$ 1,50 para R$ 2,10, que passa a vigorar no dia 24 de maio.

Segundo Cunha, mesmo com o aumento da tarifa, Palmas ainda é uma das capitais que possuem a tarifa mais barata do país. “O aumento da tarifa foi necessário para que as empresas renovassem a frota e implementassem melhorias no sistema, o que refletirá na qualidade dos serviços prestados aos usuários”, diz ele.

Durante a coletiva, Cunha falou das medidas implementadas, dentre elas a aquisição de 26 novos ônibus, o aumento de 186 novos horários no sistema e a criação de duas novas linhas.

Região Sul

O eixo que atende a Região Sul, com as linhas 1-A e 1-H, terão 24 novos horários nos momento de pico, com 21 carros novos. Serão acrescidos 31 novos horários aos fins de semana, enquanto que as linhas alimentadoras receberão 51 novos horários.

A linha 2-A e 2-H terão o tempo de espera reduzido de 1 hora para 30min, de segunda a sábado e, aos domingos, de 1h20 para 40 minutos. Também foi criada uma linha para atender os moradores de Buritirana.

Região Central e Norte

A região Central, que é atendida pelas linhas 3, 4, 5, 8, 9, 10, 11, 20, 21 e 27, tiveram acréscimos de 45 horários durante a semana e 31 novos horários aos fins de semana. Uma linha nova vai circular da JK/ Shoping ao Capim Dourado /UFT. Os acréscimos nos horários vão permitir a diminuição no tempo de espera nas paradas de ônibus em até 30min.

Conforto e acessibilidade

Adaptados para a acessibilidade de portadores de necessidades especiais, os 26 novos carros possuem sistema de monitoramento de última geração, um moderno sistema de gravação com quatro câmeras, oferecendo maior segurança para os usuários e possibilitando ainda o monitoramento da via (visão do motorista), objetivando saber se o motorista deixou de parar no ponto de ônibus, se avançou sinal vermelho ou se freou bruscamente.

Os ônibus possuem também identificador tático para portadores de deficiência visual e painel de itinerário eletrônico, instalado na frente e na lateral dos veículos.

Uma das novidades é o sistema “anjo da guarda”, que não permite abrir a porta do veiculo com o ônibus em movimento, nem a arrancada com a porta aberta.

Outra medida anunciada foi o retorno dos antigos “frescão“, que possuem ar condicionado.

Abrigos

Para melhorar ainda mais o atendimento aos usuários, foi anunciada a construção de 200 abrigos. Os pontos terão painel com itinerários das linhas e receberão iluminação. Além disso, de acordo com Cunha, os abrigos já existentes serão revitalizados e adaptados para o acesso dos cadeirantes, com a construção de calçadas de 9m de comprimento.

Da redação com informações Ascop