Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Com o objetivo de discutir o desdobramento do termo de cooperação institucional entre Sesau - Secretaria de Estado da Saúde e UFT - Universidade Federal do Tocantins, assinado em fevereiro deste ano, o secretário Eugênio Pacceli de Freitas Coêllho reuniu-se na manhã de ontem, 11, com o reitor da UFT, Alan Barbiero, professores, estudante e coordenadora do curso de medicina, entre outros técnicos e profissionais. O intuito foi discutir assuntos relacionados ao credenciamento do HGP – Hospital Geral de Palmas em hospital-escola e a reforma e adequação das suas instalações para receber os alunos do curso de Medicina na vivência hospitalar, o que, segundo Barbiero, são passos necessários para que a implantação dos cursos da área de saúde aconteça de forma sólida.

Pacceli explica que à medida que a Sesau coloca sua estrutura de serviços de saúde à disposição do aprendizado é indispensável que os dois lados estejam em sintonia e seguros para que as equipes atuantes funcionem. “Precisamos desdobrar o processo com segurança e isso precisa ser muito bem conduzido”, ressalta o Secretário, explicando que tudo será refletido na qualidade do ensino e em um melhor resultado profissional dos futuros médicos e profissionais de saúde daquela instituição, o que ,consequentemente, será revertido em benefício à população.

Na ocasião, ficou definido que será nomeada uma comissão de interlocutores institucionais a serem indicados, ainda esta semana, pelos gestores das duas instituições, Sesau e UFT. A comissão atuará frente ao processo de credenciamento dentro do HGP, definindo um cronograma de ação e publicizando essas ações; atuarão também na realização de um seminário que possa esclarecer as dúvidas dos parceiros e profissionais envolvidos, além de acrescentar experiências de outras localidades com realidade semelhante ao Tocantins.

Outro anseio dos gestores é quanto à ampliação do corpo de profissionais da área médica no Tocantins que será viabilizado por meio da implantação de cursos de residência médica, sendo este, um dos pré-requisitos à certificação do hospital e que assegurará a permanência de novos especialistas no Estado.

“Temos que ter segurança dos passos que daremos e acredito que tanto a Sesau quanto a UFT querem acertar”. Foi com essa declaração que Pacceli encerrou sua participação na reunião desta segunda-feira.

Fonte: Ascom Sesau