Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A Secretaria da Saúde (Semus) de Palmas lança o Dia “D” de Vacinação contra as Hepatites Virais, na Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Melo, no Jardim Aureny III, nesta terça-feira, dia 19, às 15 horas, quando os alunos já começam a ser imunizados contra a doença.

“Em todas as escolas municipais da Capital haverá uma equipe de profissionais para vacinar os estudantes menores de 20 anos, até o próximo dia 22, para facilitar o acesso deste que é o grupo alvo da campanha, preconizado pelo Ministério da Saúde”, explica Samuel Bonilha, titular da Semus, acrescentando que, após esse prazo, a imunização será feita em qualquer Unidade de Saúde da Família (USF), como acontece rotineiramente.

Para as demais escolas e público nessa faixa etária, durante a campanha, a Semus instalou postos de vacinação nas seguintes localidades: Policlínica de Taquaralto, Ambulatório Evangélico, Policlínica da 303 Norte e USF Aureny I.

Testagem sorológica

Nos dias 19 e 23, além de vacinas, a Semus vai disponibilizar ainda, o exame para disgnóstico das hepatites dos tipos B e C, nas seguintes localidades: Policlínica de Taquaralto, Ambulatório Evangélico, Policlínica da 303 Norte e USF Aureny I.

“Para a testagem sorológica, durante a campanha, não será exigido o formulário de solicitação do exame que será aberto a comunidade, de modo em geral, em todas as faixas etárias”, esclarece Bonilha.

Indicação das vacinas

A vacina contra hepatite B está disponível em todas as USFs, para jovens menores de 20 anos, grávidas, portadores de doenças imunossupressoras (baixa imunidade), portadores de hepatite C e comunicantes portadores de hepatite B e profissionais de saúde, grupos mais susceptíveis de contaminação.

A Semus também disponibilizará: imunoglobulina humana (antivírus da hepatite B) para as gestantes portadoras do vírus da hepatite B; vacina contra o vírus A, indicada apenas para pessoas com hepatopatias (doenças do fígado) crônicas susceptíveis para a hepatite A, receptores de transplantes, doadoras de órgãos-transplantes e para pessoas que possuem patologias que indicam esplenectomia (retirada do baço).

Não há vacina para a hepatite C, D e E. Nestes casos, os cuidados relacionados à prevenção de contágio devem ser redobrados.

Sintomas

De acordo com Vanessa Braz Carneiro, responsável Técnica das Hepatites Virais da Semus, após entrar em contato com o vírus da hepatite, o indivíduo pode apresentar apenas sinais e sintomas leves, simulando um quadro gripal ou manifestações características da hepatite como febre, icterícia (amarelão) e colúria (urina escura).

“No entanto, na maioria das vezes, quem está ou esteve doente não sabe, pois não apresentam sinais e sintomas, o que compromete o diagnóstico, o tratamento e agrava ainda mais a cadeia de transmissão da infecção”, adverte Vanessa Carneiro.

Nos últimos quatro meses de 2009, foram registrados 18 casos de hepatite virais. No ano passado, foram confirmados 123 casos.

Fonte: Assessoria de Imprensa Semus