Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Santa Fé do Araguaia (TO), Valtenis Lino da Silva, será o 4º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM). A cerimônia de posse está marcada para o dia 27 de maio, às 12 h, no Auditório Brasil 21 – Centro de Eventos e Convenções, em Brasília. Valtenis é o representante do Tocantins na chapa CNM Independente, eleita em março com 98,03% dos votos computados.

Valtenis ressaltou a aceitação de mais de 98% dos prefeitos: “A votação foi um reflexo do trabalho e da credibilidade de presidente Paulo [Ziulkoski]. Tenho certeza que todos os representantes da chapa estão aptos para defender os direitos dos Municípios”. O gestor pretende levar a Brasília as principais reivindicações dos prefeitos do Tocantins e da Região Norte. “Já estou ouvindo as dificuldades que os companheiros do estado e da região estão tendo na administração. Vamos levar isso para discussão na próxima Marcha”, completa.

Os 25 gestores eleitos estarão à frente da CNM no triênio 2009/2012. A CNM Independente elegeu representantes de quase todos os estados brasileiros e reelegeu o presidente Paulo Ziulkoski. “Os 98,03% de votos mostram que os gestores municipais estão satisfeitos com a CNM e confiantes no movimento municipalista”.

Para o presidente Ziulkoski, é de extrema importância ter representantes de vários estados nos conselhos da CNM. “Isso demonstra os Municípios de todos os estados terão voz na CNM e a luta municipalista estará cada vez mais forte”, conclui.

Confira os nomes dos gestores eleitos:

No Conselho Diretor foram eleitos ainda: João Guerino Balestrassi (ES), como 1º Vice-presidente; Luiz Benes Leocadio de Araújo (RN), 2º Vice-presidente; Pedro Ferreira De Souza (MT), 3º Vice-presidente; Valtenis Lino Da Silva (TO), 4º Vice-presidente; Vicente de Paula Souza Guedes (RJ) para o cargo de 1º Secretario; Rubens Germano Costa (PB), 2º Secretario; Joarez Lima Henrichs (PR) como 1º Tesoureiro e Gilmar Alves Da Silva (GO), 2º Tesoureiro.

Para o Conselho de Representantes Regionais assumirão: na Região Norte, Jair Aguiar Souto (AM), como titular e Rildo Gomes de Oliveira (AP), suplente. Região Sul, Glademir Aroldi (RS), titular e Mauri Heinrich (RS), suplente. Região Sudeste, David Loureiro Coelho (RJ), titular e Elbio Trevisan (SP), suplente. Região Nordeste, Renilde Bulhões (AL), titular e Eliene Leite Araújo Brasileiro (CE), suplente. Região Centro Oeste, Simone Nassar Tebet (MS) como titular e Abelardo Vaz (GO) como suplente.

No Conselho Fiscal assumirão como Titulares: Helder Zahluth Barbalho (PA), Luis Coelho da Luz Filho (PI) e Orlando Santiago (BA). Para suplentes, Evandro Bazzo (MS), 1º Suplente, Liberato Rocha Caldeira (SP), 2º Suplente e Jose Maria Bessa de Oliveira (AP) como 3º Suplente.

Fonte: Ascom CNM