Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

O Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins prestigiou a comemoração de 10 anos de criação da Cipama - Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental no Estado do Tocantins. A Solenidade aconteceu na manhã desta quinta-feira, 28, no auditório do QCG - Quartel do Comando Geral, em Palmas, com a presença de diversas autoridades, dentre elas o presidente do Instituto, Marcelo Falcão Soares, que na oportunidade representou o governador do Estado, Marcelo Miranda.

Ainda no evento estavam presentes os representantes da Policia Militar, Defesa civil, Delegacia Estadual de Meio Ambiente, Saneatins, Investico e alunos da Escola Municipal Mon Senhor Pedro Pereira Peiagem.

Durante o evento, o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Antônio Santiago ministrou a palestra sobre “Meio Ambiente, Cidadania e Humanidade”. Santiago destacou que os trabalhos de educação ambiental e conscientização são as formas mais eficientes de se preservar a biodiversidade e de se utilizar de forma sustentável os recursos naturais.

Na ocasião também foi assinado a renovação do termo de cooperação técnica entre o Naturatins e a Cipama, firmando a parceria entre as instituições por mais dois anos de trabalho. Participaram da assinatura o presidente do Naturatins, Marcelo Falcão Soares e o comandante geral da PM, coronel Joaídson Torres de Albuquerque.

Falcão destacou o comprometimento do governo do Estado em relação à questão ambiental, a ampliação da Cipama no Tocantins e também a parceria entre o Instituto e a Companhia. “Construir uma sociedade sustentável é o papel de todos nós, com ações que venham contribuir com a preservação do meio ambiente e, assim, garantir qualidade de vida para as futuras gerações", afirmou.

Durante a solenidade houve também apresentações musical, com os catireiros de Natividade, e teatral sobre métodos utilizados pela Cipama durante os trabalhos de educação ambiental realizados no decorrer deste ano.

Histórico

A Cipama foi criada pela Lei nº 860, de 26 de Julho de 1996 e instalada em Palmas no ano 1999. Especializada em educação e fiscalização ambiental, o órgão atua em todo Estado. As ações da Companhia também incluem o apoio a órgãos parceiros, como Ibama, Ministério Público, Naturatins, Delegacia Estadual de Meio Ambiente, entre outros.

Fonte: Ascom Naturatins