Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A nova Lei do estágio será tema de palestra “Projeto de Vida: Estágio carreira e empregabilidade” que acontece nesta terça-feira, 2, no auditório do Ministério Público Estadual, a partir das 9h, com a consultora do IEL Nacional, Maria Lúcia Macedo. O evento é uma realização do IEL – Instituto Euvaldo Lodi em parceira com a Secad - Secretaria da Administração, por meio da Egove – Escola de Governo Tocantins. A palestra será voltada para os estagiários do Governo do Estado, instituições de ensino, empresas e agentes de integração.

Segundo Fernanda Nunes Coordenadora de Estágios do IEL, a necessidade de oferecer uma palestra sobre este tema se deve aos grandes questionamentos sobre o assunto, principalmente a respeito do período de recesso para o estagiário. As dúvidas passaram a existir após entrar em vigor a nova Lei do Estágio em setembro de 2008, a qual dá direito ao auxílio-transporte, recesso remunerado, e diminuição da carga horária, representando uma evolução nas políticas públicas de emprego para jovens no país.

Cenário atual

O Tocantins possui hoje, 1.600 estagiários divididos nas diversas áreas de atuação, segundo Liliane Érika, gerente do Núcleo de Pesquisa e Extensão da Escola de Governo, responsável pelos estágios. Destes aproximadamente 230 se encontra no Governo do Tocantins. A experiência do estágio é fundamental para o sucesso profissional, pois possibilita o conhecimento, auxilia na escolha da área de atuação, estimula a criatividade e o desenvolvimento de novas habilidades. O estágio é a melhor forma de ingressar no mercado de trabalho e adquirir qualificação na área de formação.

Fonte: Secad