Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Aconteceu ontem, no auditório do Durval Goldinho, a abertura oficial da I Conferência Municipal de Educação de Porto Nacional que vai até amanhã, quarta-feira, 03.  A Confêrência tem como objetivo discutir a educação local e redigir um documento para ser levado para a etapa estadual e na sequência para a etapa nacional, para que em 2010 a educação possa tomar rumos para a melhoria do ensino no país.

O tema central que está sendo discutido no Conae é, “Construindo o sistema nacional articulado de educação: Plano nacional de educação, suas diretrizes e estratégias de ação”. Dentro do tema central os participantes também vão debater eixos temáticos como: Os desafios da construção de um sistema nacional articulado de educação; Democratização da gestão e qualidade social da educação; Construção do regime de colaboração entre os sistemas de ensino, tendo como um dos instrumentos o financiamento da educação; Inclusão e diversidade na educação; Formação e valorização profissional.

Participaram da abertura oficial, representantes do comércio, dos professores da rede municipal, estadual e particular, prefeita e secretários municipais, além da comunidade em geral. Para a prefeita de Porto Nacional, Teresa Martins (PDT) este momento é muito importante "todos temos a obrigação de contribuir para a melhoria do ensino. “Esta conferência é uma grande oportunidade de colaborarmos de forma mais eficiente para que a educação seja instrumento de democratização de nossa sociedade”, disse.

Para o Secretario Municipal de Educação, Erialdo Pereira, esta é uma grande oportunidade de discutir temas que vão contribuir para a melhoria do ensino no município, estado e também no país. “Vamos poder colocar em um documento os nossos anseios e necessidades, para que a nossa educação seja olhada mais de perto”, ressaltou.

A etapa nacional da Conferência está prevista para acontecer em outubro deste ano. Nela serão juntados todos os documentos para se traçar um plano para a educação nacional.

Da redação com informações Ascom pref. Porto Nacional