Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Em referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado todo 5 de junho, o deputado Marcello Lélis (PV) subiu à tribuna, na sessão desta quinta-feira, dia 4, para comentar sobre a apresentação de um projeto de lei de sua autoria que propõe o uso obrigatório de madeira certificada em obras públicas.

“A certificação ambiental garante que a matéria-prima possa ser rastreada desde a floresta, passando por todas as etapas de transformação do produto até o consumidor final”, informou o deputado.

De acordo com o projeto, o Governo do Estado só poderá usar madeira fornecida por empresas que utilizam o Plano de Manejo Florestal autorizado pelo Ibama, com atuação que não degrade o meio ambiente e que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades florestais.

A proposta desobriga as empresas que fornecem madeira proveniente de reflorestamento, como pinus e eucalipto. Outro artigo do texto especifica ainda que, além do nome da empresa construtora e do engenheiro responsável pela obra, deve ser publicado, em placas informativas, se a construção usa madeira certificada.

Fonte: Dicom/AL