Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Lia Mara
  • Foto - Pedro Henrique

Durante audiência com o governador Marcelo Miranda, nesta terça-feira, 9, o presidente do grupo chinês Trans Lu´s, John Lu, apresentou duas propostas de investimentos para o Tocantins: a implantação de uma usina de biodiesel à base de mamona e uma fábrica de veículos de carga de pequeno e médio porte. Na fábrica, segundo informou o empresário, devem ser investidos mais de 100 milhões de dólares e gerados em torno de 1,5 mil empregos diretos.

“Esta é a primeira visita nossa e pretendemos viabilizar uma parceria com o Estado, trazendo a nossa tecnologia e nos unindo à experiência local”, explicou, John Lu. O empreendedor esteva acompanhado na reunião pelo empresário tocantinense Emilson Vieira, um dos intermediadores do negócio com os chineses, além do secretário da Indústria e Comércio, Eudoro Pedroza, o secretário-chefe do Gabinete do Governador, Luiz Antônio da Rocha, e o representante da secretaria da Agricultura, Américo Brasil.

O presidente do grupo acrescentou que já firmou um acordo com o Estado com relação à produção de biodiesel. “Já está acordado a parte da agricultura em benefício da produção de biodiesel e vamos fazer mais estudos de logística para a implantação da indústria automobílistca de carga”, disse John Lu, ao informar também que já existe uma parceria firmada com a segunda maior empresa mundial no ramo de sementes, a Biocenter, para viabilizar o negócio. De acordo com o empresário, a base da produção da mamona será na agricultura familiar local e já existem propostas sendo estudadas.

O secretário da Indústria e Comércio, Eudoro Pedroza, informou que o grupo realizará, juntamente com secretárias de governo, missões técnicas e estudos para tratar da viabilidade de implantação dos dois negócios. ”Trata-se de um grupo com experiência em importação e exportação e com atividades múltiplas que nós poderemos expandir na área de minério e distribuição de produtos”, acrescentou Pedroza.

O interesse de empresários chineses pelo Tocantins é resultado da missão do Governo do Estado na China, realizada ano passado pelo governador Marcelo Miranda e comitiva, como lembra ainda Pedroza. “Mais uma vez ficamos felizes com a missão na China, vários empresários chineses estão no nosso Estado investindo na agricultura, pecuária, área logística e tecnologia e agora é mais um grupo forte, é um bom parceiro que buscamos conquistar”, concluiu.

O grupo chinês atua na Ásia com outros parceiros, com a produção de veículos de pequeno e médio porte para a indústria automobilística coreana.

Fonte: Secom