Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Clayton Cristus

Foto: Clayton Cristus

Com a participação das principais autoridades constituídas do Estado do Tocantins, foi lançada, na manhã desta quarta-feira, dia 17, no plenário da Assembléia Legislativa, a ação conjunta “Em Defesa da Cidadania e da Vida no Trânsito”. A iniciativa do Parlamento Tocantinense partiu de um requerimento do presidente da Casa, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), e propõe a adoção de medidas urgentes e permanentes para reduzir os acidentes no trânsito, nas ruas e estradas, nos 139 municípios do Estado.

A estratégia, segundo Gaguim, apóia-se na união de várias instituições, em âmbito estadual e municipal, para uma série de ações simultâneas, a fim de amenizar os acidentes no trânsito. “Esperamos, dessa forma, envolver cada um de vocês nessa missão que exige todo o nosso empenho, tanto como autoridade ou como cidadãos tocantinenses”, conclama Gaguim. Ele concluiu seu pronunciamento, marcando uma reunião de trabalho para a próxima semana, quando serão definidos os nomes dos representantes de cada instituição e as primeiras ações práticas do movimento.

Dentre as autoridades que fizeram pronunciamento, estava o presidente do Detran, Joaquim Balduíno, que salientou que a proposta da Assembléia reforça os trabalhos na questão do trânsito, devido à influência dos deputados em todas as regiões do Estado. Para a secretária da Educação, Maria Auxiliadora Seabra, o movimento demonstra o interesse do Parlamento Estadual com a qualidade de vida do povo tocantinense, independente de partidos políticos.

Também fizeram uso da palavra o comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Albuquerque, a presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargadora Willamara Leila, e o procurador de Justiça, César Augusto Zaratin. Todos frisaram que questões como a formação de condutores, educação no trânsito e mais fiscalização são medidas essenciais para combater os problemas no trânsito.

Ainda prestigiaram o evento o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Severiano Costandrade de Aguiar, o subsecretário da Saúde, Raimundo Filho, o comandante do Corpo de Bombeiros, Admivair Silva Borges, o presidente da Câmara Municipal de Palmas, Wanderley Barbosa, a deputada Solange Duailibe (PT), representando o prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), o suplente de senador Marco Antônio Costa (DEM), o presidente da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade (ATTM), Silvio Cunha, e representantes de associações e sindicatos, como de mototaxistas e de transportes alternativos.

Fonte: Dicom/AL