Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação Barbiero diz que Andifes quer garantir orçamento para expansão da pós ainda em 2010 Barbiero diz que Andifes quer garantir orçamento para expansão da pós ainda em 2010
  • Nova diretoria da Andifes em reunião com o ministro da Ciência e Tecnologia

O reitor da Universidade Federal do Tocantins - UFT, Alan Barbiero, acredita que o país dará um salto em nível de pós-graduação, uma vez que o ambiente é favorável para que isso aconteça. Ele fez esta avaliação após encontros com os ministros da Educação, Fernando Haddad, e de Ciência e Tecnologia, Celso Resende, realizados ontem, terça-feira, 17, em Brasília, para a apresentação da nova diretoria da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), da qual ele é presidente. Na oportunidade, foi criada uma comissão interministerial para tratar do assunto.

Segundo Barbiero, a proposta da Andifes tem duas vertentes principais para o tema, pois focam, além do fortalecimento do sistema, a necessidade de se diminuir as “asssimetrias regionais nas áreas do conhecimento.

Ele lembrou que nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, nos últimos 13 anos, mesmo tendo um crescimento considerável em programas de doutorado, recomendados e reconhecidos pela Capes, a disparidade ainda é grande se for feita uma comparação com o Sudeste e com o Sul, que concentram mais de 70% desses cursos.

Acerca desta demanda, a preocupação do presidente da Andifes é garantir uma janela no orçamento da União de 2010, que deve ser fechado até agosto. Barbiero disse que durante o encontro com os ministros, também disse foram tratados outros temas como a autonomia e a expansão das universidades, assim como questões relacionadas à assistência estudantil e aos hospitais universitários.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Reitor