Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

No mês de julho, a TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo em Goiás, promove o Projeto Araguaia, que tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação do Rio Araguaia, um dos mais importantes rios brasileiros. Além de campanha veiculada na TV Anhanguera e outros veículos do grupo – Jornal O Popular e rádio Executiva FM – o projeto desenvolve ações nos acampamentos instalados nas praias situadas dez quilômetros acima e abaixo da cidade de Aruanã, principal porta de entrada para o Araguaia goiano. Estas praias são formadas em função do período de seca, que vai de julho a agosto.

Um barco de grandes proporções com os logotipos dos veículos da OJC leva atividades de lazer e informação para os acampamentos. O “Acampamento Limpeza” é a principal ação do projeto, premiando o camping que causar menor impacto ambiental, conforme regras definidas e vistoriadas por autoridades do Meio Ambiente. Este ano, o projeto completa seu 25º aniversário e é o mais antigo realizado pela Organização Jaime Câmara (OJC), da qual a TV Anhanguera faz parte.

Desde o ano passado a arena passou a ser itinerante com o reforço do barco e de um balão-publicidade, que levam a equipe do projeto aos acampamentos. “Os anunciantes investem em cotas de patrocínio e podem ter sua marca identificada no barco, placas e cartazes espalhados pelos acampamentos, o que possibilita, ainda, a realização de ações promocionais” afirma a coordenadora de Marketing da TV Anhanguera, Gabriella Almendra.

Para a coordenadora, o Projeto Araguaia conseguiu atingir seus objetivos e tem gerado resultados práticos no que se refere a preservação dos recursos naturais e respeito pelo meio ambiente, pois o rio Araguaia possui uma extensão de mais de 2 mil quilômetros, sendo um dos mais piscosos do mundo, além de fazer a divisa natural entre os Estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Maranhão e Pará. “O Araguaia é, sem dúvida, a praia do goiano. Nesse período, recebe milhares de turistas. É preciso que seja preservado para que as futuras gerações possam usufruir desse paraíso. Para as empresas parceiras, é uma excelente oportunidade de ter suas marcas associadas a um projeto de responsabilidade ambiental” , completa Gabriella Almendra.

Sobre a TV Anhanguera

A TV Anhanguera é uma das 11 emissoras afiliadas à Rede Globo pertencentes à Organização Jaime Câmara. Fundada em 24 de outubro de 1963, data do aniversário da capital de Goiás, exibe três telejornais locais (Bom Dia Goiás, Jornal Anhanguera 1ª e 2ª edição), um bloco regional do Globo Esporte, um telejornal rural Jornal do Campo e um programa regional Frutos da Terra. Com a chegada da TV Digital ao Brasil, em 2008, a TV Anhanguera tornou-se a primeira afiliada da Rede Globo a transmitir sua programação em tecnologia digital.