Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Artesãos de Ponte Alta do Tocantins recebem de 9 a 18 de julho uma equipe de artistas plásticos, decoradores e designers para levar oportunidade de mercado e valorização dos produtos de capim dourado.

Realizar consultoria tecnológica em design de produtos com vistas à criação da coleção de produtos artesanais em capim dourado, respeitando as características próprias da Associação de Artesãos de Ponte Alta é o objetivo desta ação realizada pelo Sebrae. A ação busca novos mercados nacionais e internacionais, gerando rendas para o público alvo.

A consultoria coletiva será direcionada para os artesãos do projeto Capim Dourado e Consultores Credenciados na área de Design com o propósito de repassar conhecimento e técnicas desenvolvidas especificamente para o setor de artesanato. E, além disso, orientá-los de forma a organizar a produção.

No final de todo o plano de ação do projeto, a designer Heloísa Crocco e sua equipe deverão entregar uma coleção de produtos concebidos a partir do capim dourado, equivalente a 50 peças, registro fotográfico da região do Jalapão, do ambiente de produção, dos artesãos e dos produtos, além de um DVD com a vivência do Capim Dourado.

A gerente do Núcleo Regional Centro do Sebrae em Tocantins, Márcia de Paula, comenta que desde 2006 atuam no desenvolvimento do projeto Capim Dourado e buscam em cada ano a valorização do produto no mercado. “Neste ano, esta ação possui a proposta de inovar, criando peças exclusivas, para garantir a valorização no mercado e qualidade de vida aos artesãos”, comenta a gerente.

Equipe

Heloísa Crocco, artista plástica e designer; Fábio Del Re, fotógrafo cujo trabalho é voltado para a memória das atividades de sobrevivência de diferentes comunidades; Fernando Maculan, arquiteto, com trabalhos desenvolvidos na criação de produtos; Thais/TOK & STOK, designer; Marcelo Drummond, designer gráfico, professor de Belas-Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutorando na Universidade de Barcelona (ESP); Marcelo Rosenbaum, designer, com trabalhos desenvolvidos no Brasil e no exterior; Thomaz Sellins, designer multimídia, com trabalhos desenvolvidos no Brasil, na França e na Colômbia.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae