Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

A secretaria municipal de Desenvolvimento e Assistência Social de Aliança do Tocantins ministrou esta semana, na sede social, uma Oficina de Bonecos de papel machê para educadores de diversas instituições. Participaram da oficina, representantes do PETI, Creche, ASSOBEN, Conselho Tutelar, CREAS, Escolas e APAE.

A iniciativa é no sentido de agregar valores trazendo o conhecimento através de um processo educativo em prol da comunidade, tanto no âmbito da assistência social como em toda a rede socioassistencial que abrange saúde, educação, cultura, esporte, lazer, moradia digna, trabalho, segurança alimentar e pública, preservação do meio ambiente, infraestrutura urbana e rural, documentação civil e ao desenvolvimento sustentável.

“A finalidade da oficina é trabalhar dentro dessa prática do teatro popular que faz referência a Paulo Freire, um educador que trabalhou muito com essa técnica de educação popular, unindo serviço e o interesse de estar levando informação, através de um processo educativo e social para a comunidade”, definiu Sinvaldo Moraes, instrutor da oficina de bonecos e especialista em desenvolvimento da educação.

Para Larissa Fidelis, psicóloga do CREAS, o boneco nas mãos de um educador hábil é um instrumento de grande valor. “Nem sempre a palavra é mais importante: os gestos e trejeitos do boneco transmitem informações ao espectador que o leva a interpretação e identificação imediata da mensagem”. Larissa disse ainda que sua eficácia é muito importante tanto para crianças como para os adultos.

“Trabalhar com os bonecos é dar vida e voz aos pensamentos e temas que achamos relevantes na construção de um novo paradigma. Através deles e suas caracterizações podemos trabalhar a educação popular”, destacou Sonja Cathia secretária de Assistência e Desenvolvimento Social.

A oficina além da construção dos bonecos apontou diferentes formas do cômico, identificáveis no teatro em geral. Após dois dias de estudos, quatro grupos de educadores e suas criações, inclusive o boneco Zé Piqui, alcunha do prefeito José Rodrigues (PT), apresentaram suas peças teatrais para várias pessoas, entre elas o prefeito Zé Piqui e a 1ª Dama Sideivan Tavares, que se divertiram muito.

Teatro de Bonecos

A magia da arte milenar do Teatro de Bonecos é uma das mais remotas maneiras de diversão entre a humanidade. Registros dessa forma de expressão artística existem desde a Pré História. A origem do Teatro de Bonecos remonta ao Antigo Oriente, em países como a China, Índia, Java e Indonésia. Por intermédio dos mercadores foi se dispersando para a Europa, inclusive sendo usado durante a Idade Média como instrumento de evangelização. Mas com o Cristianismo, durante a Renascença, o Teatro de Bonecos ficou abafado.

Fonte: Assessoria de Imprensa pref. de Aliança do Tocantins