Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O jornalista e advogado Luiz de Carvalho, pioneiro da comunicação em Goiás e no Tocantins, doou seu acervo pessoal para o Museu da Imagem e do Som, unidade da Agepel. O material consiste em aproximadamente 200 fitas no formato U-Matic, peças que contam a história da criação do Estado do Tocantins desde os primeiros movimentos que defendiam a divisão de Goiás até a instalação do primeiro governo de Siqueira Campos (1989/ 1990), do qual Luiz de Carvalho foi secretário de Comunicação.

O acervo contém ainda cerca de 100 fotografias que registram momentos históricos da vida do novo Estado. Há também um conjunto de jornais que relatam a criação do Tocantins e exemplares do livro A Consolidação do Tocantins, que Carvalho lançou em 2000, em Palmas.

Preservação

Luiz de Carvalho entende que, com o Museu da Imagem e do Som de Goiás, a Agepel reúne condições apropriadas para preservar e disponibilizar o acervo para pesquisadores, estudiosos, historiadores e demais interessados no material. Para o jornalista, como o Tocantins surgiu da divisão de Goiás, os dois estados têm história e cultura comuns. Daí a importância de manter em Goiânia material tão relevante para as futuras gerações.

Fonte: Agência Goiana de Comunicação