Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

O encontro do grupo aconteceu de 22 a 25 de julho, no município de Araguatins, a 660 km de Palmas. A Oficina Talentos do Brasil contou com a participação do renomado estilista Renato Loureiro, sua assistente Natália, as consultoras Ada Gabriela, Marly de Carvalho e a analista do Sebrae/TO e gestora do projeto Artenorte, Magvan Botelho.

Além de capacitar e ajudar no melhoramento da produção dos artefatos já existentes, a oficina teve como maior objetivo a criação de uma nova coleção que será retratada em um catálogo inédito. Os novos produtos serão divulgados nos mercados nacionais e internacionais e serão expostos em uma feira internacional, prevista para acontecer em Paris.

De acordo com o estilista Renato Loureiro esse é o momento de requintar e aperfeiçoar a coleção babaçu com roupas. “Fizemos uma coleção moderna, promovendo uma releitura na passada, mas sem perder a identidade regional das peças”, comenta o estilista.

Também participaram da oficina as artesãs da Associação de Artesãos Babaçu da Amazônia, de Araguatins, e a Associação Babaçu Arte, de Tocantinópolis. Para a artesã e presidente da Associação Babaçu da Amazônia, Meiresnete Ferreira, esse contato e troca de experiências com profissionais tão renomados é uma oportunidade de fortalecer e melhorar ainda mais o artesanato. “Além de aperfeiçoarmos nossos produtos, poderemos abrir portas para novos mercados”, diz.

Talentos do Brasil

O projeto Talentos do Brasil tem o objetivo de promover a organização de comunidades rurais, visando o fortalecimento do processo de participação coletiva, tendo o artesanato como meio estratégico de desenvolvimento sustentável e como geração de oportunidades de trabalho e renda. Para isso, prevê ações nas áreas gerenciais e de acompanhamento nos serviços jurídicos, mercadológicos, designer, marketing, assistência social, participação em feiras e eventos. Os resultados esperados estão voltados para a inclusão social de forma sustentável e solidária de grupos de artesãos, consolidando a base social e as práticas de autogestão e de intercooperação, buscando o fortalecimento da agricultura familiar.

Projeto Artenorte

O principal objetivo deste projeto é consolidar a atividade artesanal da região do Bico do Papagaio, como a principal fonte de renda dos artesãos participantes, por meio do resgate e da preservação da identidade cultural, do incremento da produção e melhoria da qualidade dos produtos artesanais obtidos a partir do coco de babaçu, da agregação de valor e do aumento das vendas, sem esquecer da questão sustentável.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae