Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Durante pronunciamento feito no plenário da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira, 04, sobre a eleição indireta para o mandato tampão de governador do Tocantins, o primeiro secretário da mesa diretora da Casa, deputado Paulo Roberto (DEM), argumentou sobre o artigo 81 da Constituição Federal que trata da realização de eleição indireta, comandada pelo Parlamento do Estado em caso de cassação do governador. Para Paulo Roberto, essa é uma forma democrática aplicada em vários países parlamentaristas. “O povo nos escolheu, porque sabem que somos capazes de representá-los”, afirmou.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deliberou pela cassação do diploma do governador Marcelo Miranda (PMDB) e os ministros decidiram que o Estado terá eleições indiretas, conduzidas pela Assembleia. “A decisão do TSE, tem que ser cumprida como um todo... se a cassação do governador foi acatada também deverão ser acatadas as eleições indiretas”, disse o parlamentar.

Paulo Roberto defendeu ainda a posição do presidente da Casa, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), que é pré-candidato ao governo, diante da eminente confirmação da cassação do governador e da eleição do mandato tampão. “De forma direta ou indireta, qualquer integrante da Assembleia Legislativa com vasta experiência pública pode ser candidato”, ressaltou Paulo Roberto”. O deputado Ideval Silva (PMDB), manifestou-se favorável ao parlamentar.

Da redação com informações Assessoria de Imprensa Paulo Roberto