Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Uma das mais bem sucedidas iniciativas da música erudita brasileira nos últimos anos, com 75 concertos e dezenas de máster classes realizadas, entra em sua quinta edição em 2009, percorrendo 20 cidades brasileiras de norte a sul do país, entre maio e setembro próximos.

No dia 13 de agosto, quinta-feira, Miguel Proença, realiza concerto no Theatro Fernanda Montenegro, às 20 horas e 30 minutos com entrada franca.

Posteriormente no dia 14 de agosto às 18 horas no prédio em anexo ao Theatro Fernanda Montenegro será realizada uma palestra com o pianista em que se abordarão vários assuntos relacionados ao universo da música, tais como o ensino da música como meio de inclusão social, a qualidade da música para melhorar a qualidade de vida, oportunidades para jovens talentos desenvolverem suas carreiras e orientações para professores e profissionais da música.

Neste ano, as cidades que receberão os recitais do Projeto Piano Brasil, com Miguel Proença, são Nova Friburgo/RJ, Bagé/RS, Rio Grande/RS, Passo Fundo/RS, Porto Alegre/RS, Joinville/SC, Itajaí/SC, Jaraguá do Sul/SC, Fortaleza/CE, Recife/PE, João Pessoa/PB, Brasília/DF, Palmas/TO, São Luís/MA, Manaus/AM, Campinas/SP, Tatuí/SP, Londrina/PR, Rio de Janeiro/RJ e Ituiutaba/MG.

O Projeto Piano Brasil iniciou em 2005, quando esteve em 13 cidades brasileiras com Miguel Proença fazendo os recitais de lançamento da coletânea Piano Brasileiro, editada pela Gravadora Biscoito Fino. O grande sucesso da turnê levou a confirmação de mais concertos para os anos de 2006, 2007 e 2008, com a renovação dos patrocínios do SESI Nacional e Souza Cruz com incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura/Governo Federal. Os mesmos patrocinadores se juntam mais uma vez para dar continuidade a esta iniciativa.

Miguel Proença recebeu o Prêmio Destaque Empresarial do Sul 2006, concedido pela Revista Destaque Gaúcho, o Prêmio Líderes e Vencedores, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul e Federasul, o Prêmio Cidadão Integração em 2008, concedido pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre/RS e o Prêmio Joaquim Felizardo em 2009 concedido pela Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre/RS.

Pelo conjunto de sua obra, Miguel também foi recentemente indicado para fazer parte da “Wall of Fame” da Steinway&Sons, a mais importante fábrica de pianos do mundo, localizado em Hamburgo na Alemanha.

Biografia de Miguel Proença

Natural de Quaraí, Rio Grande do Sul, e radicado no Rio de Janeiro, Miguel Proença já atuou em todos os Estados brasileiros e diversos países da Europa, Ásia e Américas, como camerista e solista. Como camerista fez duos com Salvatore Accardo, Jean-Pierre Rampal, Leonard Rose, Paul Tortelier, Arto Noras, Janos Starker, entre outros.

Lançou inúmeros CDs de repertório internacional pelo Selo Vox Classics, Alemanha, com Sonatas de Schubert e Chopin e pelo Selo M.A Music International, o CD Brazilian Impressions.

Exerceu cargos de Diretor da Sala Cecília Meireles, Diretor da Escola de Música Villa-Lobos e Secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e Diretor Artístico do Teatro do SESI em Porto Alegre.

Recebeu em 1991, a Comenda da Ordem do Rio Branco no grau de Comendador por suas atividades no cenário musical brasileiro. Em 1989 e 1999, foi escolhido pela APCA (Associação dos Críticos de Arte de São Paulo), como Melhor Pianista do Ano.

No ano de 2001, foi premiado com o 1º Troféu Negrinho do Pastoreio, na categoria Música Erudita, oferecido pela AGM, Associação Municipalista do Rio Grande do Sul.

Participou como jurado em vários concursos internacionais tais como Gina Bachauer em Salt Lake City, Piano Wold Master (Paris), Senigaglia (Itália), José Iturby (Espanha), entre outros.

Exerceu de 1997 a 2002, o cargo de professor convidado da Universidade de Música de Karlsruhe, Alemanha.

Doutor em Música pela Escola Superior de Música de Hannover, faz parte do corpo docente do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ.

Em 2003, 2004 e 2005 realizou inúmeros recitais na Europa e no Japão. Em 2004 e 2005 participou como membro do júri dos seguintes concursos: 5th International Tchaikovsky Competition em Tóquio, Japão; Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta em Lisboa, Portugal e do XLVII Concurso Internacional de Piano – Premio Jaén, Espanha.

Em 2006, juntamente com a atriz e cantora Bibi Ferreira, lançou o disco “Tango”, pelo Selo Biscoito Fino, escolhido como “Melhor Disco de Língua Estrangeira”, no Prêmio TIM de Música Brasileira.

Em julho de 2008, Miguel Proença apresentou parte do programa Piano Brasil IV na grande sala do Carnegie Hall, em Nova York. Suas interpretações de H. Villa-Lobos e F. Chopin tiveram grande sucesso, e o pianista teve que retornar três vezes ao palco sob intensa ovação do público que lotava a sala. Em agosto do mesmo ano, Miguel Proença participou de festivais na Itália, França, Espanha e Macedônia.

Pianista de renome internacional, Miguel Proença é um artista em permanente evidência no meio musical brasileiro. A sua celebridade como instrumentista vem sendo saudada eloqüentemente, nos últimos 45 anos, por críticos nacionais e estrangeiros.

Fonte: Assessoria de Comunicação Fieto