A mais famosa história de vampiros da literatura e do cinema, “Drácula” acaba de ganhar mais uma adaptação para os palcos do teatro. A comédia teatral é o próximo espetáculo do repertório da Cia de Teatro Cenaberta, que entra em cartaz no Theatro Fernanda Montenegro, de 05 a 8 de março deste ano. A estréia é uma produção independente da Cia Cenaberta.
A obra homônima a de Bram Stoker é idealizada e roteirizada pelo dramaturgo paulista Wilson Fumoy, que traz boas e divertidas histórias passadas alguns anos à frente dos tempos tradicionais de Conde Drácula. “Como estaria o famoso e honrado Conde Drácula nos dias de hoje? A decadência, as necessidades tão diferentes dos tempos antigos fizeram de nosso imortal um homem fraco e falido”, explica o autor.
Personagens clássicos da história também serão relembrados na interpretação da Cenaberta, como o jovem Van Der Vilson, que tem a única preciosidade que pode tirar Drácula desta penúria: uma noiva virgem. “Como conquistá-la? Nesta comédia tudo pode acontecer já que “avida cobra a vida daqueles que não são éticos”, complementa a sinopse do espetáculo.
Os textos do dramaturgo Wilson Fumoy já são velhos conhecidos dos fãs do teatro no Tocantins, pois o escritor é também responsável pelos textos dos espetáculos Torrenegra e O Antiquário Frankl, já apresentados em diferentes temporadas no Tocantins e pelo Brasil afora também pela Cia Cenaberta.
Elenco
O elenco do espetáculo é composto pelos atores Thiago Omena, Juliano Gomes, SheylaVirginio, Tchelly Paixão e Felipe Trindade, que estarão sob a Direção do ator e diretor Kaká Nogueira.
De acordo com o diretor, a intenção é alcançar o máximo das dimensões possíveis da obra e apresentar ao público um espetáculo popular e com diversão garantida, diferente dos chavões da dramaturgia do terror.
Cia Cenaberta
A Cia. Cenaberta, com 10 anos de atividade, vem se destacando no cenário cultural do Estado do Tocantins, onde tem produzido e encenado espetáculos teatrais de alta qualidade artística e estética.Estas produções já foram apresentados em vários estados brasileiros e importantes teatros como Theatro Fernanda Montenegro, em Palmas; Teatro Goiânia, em Goiânia; Teatro SESC Roraima, em Boa Vista; Teatro Bradesco, em Belo Horizonte e Theatro Arthur Azevedo, em São Luis; Teatro do MON, em Curitiba, e esteve presente na Mostra Fringe – Festival de Curitiba (2010), Mostra Diabo Velho – SESC Goiás (2013) e Mostra Jiquitaia – SESC Tocantins (2011 a 2014), onde recebeu alguns prêmios como o de melhor ator, atriz e espetáculo.
Entre as montagens teatrais, produzidas pela Cia. Cenaberta de Teatro, destacam-se: Drácula (2020); O Antiquário Frankl (2019-2020); L!nguaPreZa (2015); Torrenegra (2009/2017); Dias Difíceis (2012/2016).Também destaca-se o projeto social da Cia. Cenaberta, que visa a formação de jovens em pequenas cidades do interior do Tocantins, por meio do Projeto Poquelin – formação inicial para o teatro.
O Autor
O paulista Wilson Fumoy é especialista em dramaturgia, diretor e escritor. Recebeu pelos seus textos menções honrosas do Ministério da Cultura, Conselho Nacional Antidrogas e Secretaria de Cultura de Belo Horizonte. Suas peças encenadas foram premiadas em vários festivais nos municípios de Guarulhos e São Paulo. O texto “Os Arquivistas” fez parte do Fórum Mundial Cultural, e “Game Over” foi levado aos palcos pela Turma do Gueto da Rede Record.
Ficha Técnica
Texto: Wilson Fumoy
Realização e Produção: Companhia Cenaberta de Teatro
Direção: Kaká Nogueira
Codireção: Ana Friedlander
Assistente de Direção e Produção: Bell Gama
Assistente de Produção: MailaNohara
Preparador de Elenco: Juliano Gomes
Elenco: Thiago Omena, Juliano Gomes, SheylaVirginio, Tchelly Paixão e
Felipe Trindade
Ascom: Cinthia Abreu
Iluminação: Kaká Nogueira e Thiago Omena
Sonoplastia: Fábio Geriz
Cenografia e Cenotécnica: Renato Moura, G.A e Kaká Nogueira