Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Troca de experiências e busca de soluções conjuntas. Para isso, reuniram-se ontem, terça-feira, 11, no Centro de Educação Empresarial do Sebrae, em Palmas, um grupo de 15 empresários do setor de beleza. Eles discutiram temas importantes relacionados às suas atividades, trocaram conhecimentos, e ainda puderam fortalecer suas redes de contatos, o que no futuro pode até resultar numa parceria para negócios. Reunidos, esses empresários estão praticando um novo jeito de aprender e obter informações.

A iniciativa foi desenvolvida pelo Sebrae e tem representando mais uma oportunidade de levar informação aos empresários. Os 'Encontros Empresariais' são uma das soluções que fazem parte do 'Programa Sebrae para Empresas Avançadas', lançado durante o seminário 'Pequenas Empresas: Desafios do Crescimento', em 2008.

A dinâmica do encontro teve inicio com uma exposição sobre “Desenvolvimento de Equipes”, ministrada pela psicóloga do Sebrae/TO, Lílian Sabino, que tratou de pontos como comprometimento, liderança e inovação. A palestrante explicou quais valores são essenciais para se ter uma equipe coesa e que partilhe do mesmo objetivo na empresa.

A psicóloga Ângela Rebouças foi a moderadora, conduzindo as discussões, instigando o debate e estimulando a participação dos empresários com perguntas sobre o tema em debate. O papel do moderador é essencial para mediar o processo de trocas de experiências.

O encontro também contou com a presença da analista do Sebrae/TO, Rejane Botelho, gestora do Projeto da Beleza e da coordenadora do Programa Sebrae para Empresas Avançadas e analista do Sebrae, Luciana Retes, que foi a relatora das atividades ocorridas durante o evento. Ela registrou os principais pontos abordados e o aprendizado dos empresários. O papel central do relator é anotar os principais acontecimentos vivenciados, reflexões e conclusões tiradas. Depois que os Encontros terminarem, os participantes poderão utilizar esses relatórios como um documento para consulta e implementação do aprendizado nas empresas.

Segundo a coordenadora do programa no Tocantins, a analista do Sebrae, Luciana Retes, a ideia é oportunizar aos empresários a troca de experiências e o fortalecimento da rede de contatos, em um ambiente leve e de forma construtiva e contínua, possibilitando a melhoria e expansão de seus negócios.

Ao final das discussões, a empresária Ana Cileide comentou sobre sua satisfação em participar do projeto. “Percebi que precisava dar continuidade à minha capacitação para ser uma melhor gestora e uma boa líder para minha equipe”, finalizou.

Já o empresário Taylor afirmou que o encontro serviu para mudar sua visão enquanto empreendedor e dono do negócio. “Todos nós temos dificuldades em coordenar a nossa equipe de profissionais, seja por motivos de falha na comunicação, falta de capacitação, entre outros. Mas aqui pude ver que ela depende de mim. Eu preciso deixar as regras claras para que possa oferecer um serviço de alto padrão aos meus clientes. Aprender com o exemplo dos colegas empresários está sendo excepcional”, analisa Taylor.

O próximo encontro está previsto para 25/08, às 8 horas, no Centro de Educação Empresarial. Ainda podem participar novos empresários, desde que façam parte do projeto Profissionais da Beleza em Palmas. Mais informações pelo telefone (63) 3219 3358, com Luciana Retes.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae