Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Frederick Borges

O governador cassado, Marcelo Miranda, se uniu à população tocantinense em suas manifestações de fé ao Senhor do Bonfim, ontem, sábado, 15. Durante todo o dia, ele percorreu o roteiro dos três municípios onde se celebra a devoção ao Cristo crucificado.

Pela manhã, em Natividade, na região Sudeste, o governador e a primeira-dama Dulce Miranda se juntaram aos milhares de romeiros que demonstravam sua devoção ao santo, durante missa campal celebrada sob sol forte, e também aos que faziam promessas ou agradeciam as graças alcançadas na pequena igreja do Bonfim, distante 22 km da cidade.

Na parte da tarde, o governador prestigiou a romaria do Senhor do Bonfim no município de Araguacema, a 260 Km de Palmas. Numa breve visita, ele percorreu o pequeno povoado, que fica a 40 km de Araguacema, onde a romaria e a procissão de encerramento dos festejos se concentram.

Na ocasião, o governador foi recebido pela população local, que com faixas e camisetas agradeciam ao governo do Estado pelos investimentos na cidade. A coordenação e servidores do programa Pioneiros Mirins agradeceram o apoio. Já os alunos da Escola Estadual de Araguacema destacaram a reforma e ampliação do prédio, realizada no ano passado.

Em entrevista à RBN - TV Bandeirantes do Pará, Marcelo Miranda foi questionado a respeito do projeto de lei de divisão do Pará, que cria o estado de Carajás. O governador disse que é a favor da aprovação do projeto, para que, assim como ocorreu no Tocantins, o novo Estado possa crescer e desenvolver-se.

Romaria

A romaria do Senhor do Bonfim na região de Araguacema é tradição desde 1932, quando a família do senhor Arcanjo Francisco Almeida chegou ao município, vinda do Maranhão, trazendo uma imagem do Bonfim e, em seguida, ergueu um pequeno santuário para a louvação. Desde então, milhares de fiéis de diversas regiões do país, a exemplo do Sul do Pará, do Maranhão e até mesmo do Mato Grosso, se deslocam até o povoado nos 15 dias de festa.

Assim como a imagem do Bonfim de Natividade, a de Araguacema também tem origem misteriosa, pois teria sido encontrada numa mata, numa fonte d’água, onde haveria um oratório em pedra.

Fortaleza do Tabocão

Em Fortaleza do Tabocão, o festejo ao Bonfim é realizado no perímetro urbano, diferentemente de como é celebrado nos outros dois municípios. No final tarde, o governador Marcelo Miranda integrou a procição de 1,6 km, que saiu da igreja Nossa Senhora Aparecida, seguindo até à capelinha Nosso Senhor do Bonfim, localizada no alto da serra, onde ocorre também a 3ª ExpoTabocão.

Após a participação na última missa do dia, em Fortaleza do Tabocão, Marcelo Miranda reforçou que o dia foi de agradecimento por poder mais um ano estar presente numa celebração tão cheia de significado e “por poder trabalhar de cabeça erguida, sabendo que estamos cumprindo os nossos compromissos firmados com Deus e com o povo tocantinense”, destacou.

Acompanharam o governador, senadores, deputados federais, secretários de Estado e prefeitos de cidades vizinhas, a exemplo de Arapoema, Couto Magalhães, Divinópolis, Santa Maria, Pedro Afonso, Miranorte, Rio dos Bois, Brasilândia e Tupiratins.

Neste domingo, 16, a partir das 9h, o governo estadual dá prosseguimento à Agenda Positiva, entregando obras importantes à população de Pedro Afonso, Norte do Tocantins. Trata-se do trecho de 46 km da rodovia estadual TO-010, que liga o município ao programa Prodecer, além de 115 casas populares.

Fonte: Secom