Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O requerimento apresentado ontem, terça-feira, 18, pela deputada estadual Solange Duailibe (PT), solicitando à secretária estadual da educação, Dorinha Seabra, que conheça a realidade dos trajetos do transporte escolar rural no Tocantins, foi aprovado por unanimidade na manhã desta quarta-feira, na Assembleia Legislativa.

Segundo o requerimento, a secretaria de educação não está a par da atual situação dos trajetos escolares feitos pelos ônibus que transportam as crianças em todo o Estado. Solange disse que “existem, no Tocantins, alunos da rede básica de educação, crianças com idade entre cinco e nove anos, que almoçam às 10h, horário em que saem de casa, para retornar às 20h”. Isso porque, segundo a deputada, muitos trajetos são excessivamente longos, chegando a casos como o de Formoso do Araguaia, onde as crianças percorrem 220 km para ir de casa à escola.

Solange argumentou dizendo ainda que tantas dificuldades para ir à escola acabam afugentando os alunos da zona rural, aumentando a evasão escolar. Uma das soluções para o problema sugeridas pela deputada no requerimento seria estabelecer um limite de distância e construir novas escolas quando este limite fosse ultrapassado, além de recuperar as estradas por onde passam os ônibus escolares.

Fonte: Assessoria de Imprensa Solange Duailibe