Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Uma comitiva de autoridades e empresários angolanos fará uma visita a algumas obras de Palmas na tarde desta terça-feira, 01. Os visitantes serão acompanhados pelo prefeito, Raul Filho, vereadores e secretários municipais e conhecerão obras e ações desenvolvidas em áreas como educação, saúde, transporte, entre outras.

A comitiva é formada pelo governador da província de Malanje, Boa Ventura da Silva Cardoso, e sua esposa, Maria Laura Cardoso, pelo vice-governador da província, Conceição Luiz Cristóvão, pela prefeita da Capital da província, Teresa de Jesus Dias de Abreu e outras autoridades locais. Também estarão presentes os empresários Paulo da Silva Rola e Pedro Augusto de Sousa Menezes.

Durante sua estadia no Tocantins o governador de Malanje, Boaventura Cardoso, que também é escritor, será homenageado pela Academia Tocantinense de Letras por suas recentes obras lançadas. Na ocasião, Boaventura apresentará uma dissertação sobre a literatura angolana e o seu processo de escrita literária. Boaventura Cardoso é autor de livros de contos e romances.

A primeira obra a ser visitada pela comitiva é a Escola de Tempo Integral Padre Josimo, na região Norte de Palmas, às 14 horas.

Sobre o país

Com uma superfície territorial de 97.602 km², a província de Malanje situa-se no planalto Norte de Angola e tem como Capital a cidade de Malanje.

Malanje possui 14 municípios e alberga uma população estimada em 1,2 milhões de habitantes. É uma província essencialmente agrícola, onde se destacam as culturas de mandioca, arroz, algodão, milho, batata-doce, girassol, feijão, soja e hortícolas. A pecuária está especialmente direcionada à criação de bovinos, caprinos, suínos e ovinos.

No domínio dos recursos minerais, Malanje possui também ocorrências de diamantes, ouro, manganês e minerais radioactivos, entre outros.

Fonte: Ascop