Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Está confirmada a instalação da Embrapa no Tocantins. Uma audiência com o governador Marcelo Miranda nesta terça-feira, 1º de setembro, efetivou a parceria com o governo federal para a instalação em Palmas, do CNPASA - Centro Nacional de Pesquisa em Aquicultura e Sistemas Agrícolas, como parte integrante da estrutura descentralizada da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária no país.

O ato do Conselho da Administração da Embrapa que cria o centro foi endossado pelo governador Marcelo Miranda, que também já disponibilizou duas áreas para instalação do centro. Os dois terrenos ficam em Palmas, na região do Córrego Água Fria, onde serão instalada a sede e desenvolvidas pesquisas em piscicultura. No local, já funciona um centro de pesquisa de piscicultura da Seagro – Secretaria da Agricultura. O outro terreno fica no distrito de Buritirana, onde serão desenvolvidas as atividades voltadas a sistemas agrícolas.

O titular da Seagro, Roberto Sahium, prevê que o órgão no Tocantins apresenta uma nova etapa do desenvolvimento do estado. “Nós podemos fazer um marco, um divisor de água do que é o Estado hoje, no que se refere a avanços e desenvolvimento, e o que poderemos ser no futuro, em função da Embrapa aqui na região”, comentou.

Os próximos passos para a implantação do centro é a realização dos estudos técnicos e licitação para a instalação da estrutura física. A previsão é de que até o final do ano que vem o centro esteja em funcionamento, de acordo com o responsável pela diretoria técnica do novo órgão, Ariovaldo Luchiari Júnior.

No Estado serão trabalhadas linhas de pesquisa através de um sistema integrado de produção, a exemplo de lavoura-floresta, produção de agroenergia, produção integrada de carne, frutas, hortaliças e outras culturas. O centro no Tocantins trará benefícios à produção alimentícia e, automaticamente vai alavancar as exportações, além da preservação da Amazônia, de acordo com o diretor executivo do centro, Homero Aidar. “Os projetos em Aquicultura têm o sentido de dar uma alimentação mais rica, que é proteína, através do peixe, ou seja, o nosso objetivo final é fazer com que a população coma peixe e, em relação aos sistemas agrícola, é desenvolver produtos para exportação, principalmente pela posição estratégica do Estado”, destacou.

Apesar da instalação da Embrapa no Estado estar garantida neste momento, a presença do órgão no Tocantins é antiga, em torno de 20 anos, com a realização de pesquisas voltadas para a produção de grãos.

 

Fonte: Secom