Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na manhã desta segunda-feira, 7 de setembro, a população caririense, no sul do Tocantins, foi para as ruas da cidade para assistir o desfile produzido pela Escola Municipal Divina Ribeiro Borges e Colégio Estadual Tarso Dutra, em comemoração aos 187 anos de independência do Brasil.

Há mais de 10 anos sem ter em seu calendário cultural o desfile de comemoração da independência, desta vez a comemoração contou com a participação de mais de 800 estudantes das duas escolas que se uniram em um desfile que levou para as ruas da cidade o tema: Independência se Conquista com Educação de Qualidade.

Crianças, adolescentes e jovens mostraram para a população através de temas como 'Família, primeira instituição criada por Deus', que para construir uma vida de futuro é necessário conquistar a independência, seja ela no esporte, na dança, no estudo, brincadeiras, em um cenário longe da violência, das drogas e da marginalização.

Com um grito de independência, montado sobre um cavalo e em punho uma espada, os caririenses puderam relembrar o momento em que D. Pedro I proclamou a independência do Brasil, através do estudante Marcos Vinícius Ponciano, que teve a responsabilidade de abrir o desfile. 'Representar o marco da história do nosso país, me deixou muito emocionado. O nosso objetivo através deste desfile era mostrar para as pessoas que independência se conquista com educação', disse o estudante.

Outro tema abordado dentro do desfile que chamou a atenção de quem assistia foi 'Os perigos que rondam as famílias', que foi destacado com os perigos que podem trazer para a saúde do homem a vida sexual sem proteção segura, além drogas que podem levar desde a prisão à morte. 'É um tema em discussão em todos os segmentos da sociedade e não poderíamos deixar de apresentá-lo para as pessoas em uma forma de continuarmos alertando sobre os perigos que podem desviar nossas crianças do convívio familiar', disse a Secretária da Educação, Vera Lúcia Josefa de Moraes.

O prefeito Almir Augusto (PMDB) assistiu todo o desfile em companhia dos vereadores e secretários e afirmou que a educação será um dos seus compromissos durante sua administração. 'Uma festa linda como esta nos dá a certeza de que ainda é preciso investir muito mais na educação de nossas crianças, e recuperar um ato cívico que estava morto em nossa cidade é mais uma forma de mostrarmos para a população que a nossa preocupação é dar garantia de independência para as nossas famílias caririenses. Vamos continuar trabalhando por este povo e no próximo ano queremos fazer outra festa tão bonita quando esta', disse.

Todo o desfile teve a contribuição direta do voluntário militar aposentado e hoje vereador em Cariri, Teresino Ferreira Rocha, que recebeu uma placa de honra ao mérito, que foi entregue por duas alunas que também faziam parte do desfile. 'Eu só agradeço a Deus pela oportunidade. O prefeito está de parabéns por resgatar este desfile em nossa cidade. Estou a disposição para que no próximo ano possamos repetir uma festa linda como esta', disse o vereador. No final do desfile, a diretora de cultura do município, Tânia Sandes, disse que a apresentação superou todas as expectativas. 'Foi maravilhoso, tudo ocorreu dentro do previsto e queremos agradecer a população que compareceu em massa para prestigiar algo tão importante e que vai marcar a história de nossa cidade', frisou.

O desfile foi encerrado com uma apresentação da Banda de Música Municipal Alvorecer, que apresentou o Hino Nacional Brasileiro, que foi cantado por toda população.

Da redação com informações Portal Cariri na Web