Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O Conselho de Administração (Consad) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) aprovou no último dia 4 a criação da Embrapa Aquicultura e Sistemas Agrícolas. A nova Unidade da Embrapa será construída em Palmas (TO) com recursos do Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa - PAC Embrapa. Estão previstos R$ 12 milhões para a construção, sendo a primeira metade investida em 2009.

A resolução sobre a criação do centro voltado à geração de soluções tecnológicas para a agropecuária e aquicultura brasileiras já foi publicada no Boletim de Comunicações Administrativas da Embrapa. Para Pedro Arraes, diretor-presidente da Embrapa, a implantação do centro de pesquisa irá contribuir com o aumento da piscicultura do país.

O Brasil possui diversas espécies de peixes nativos com potencial de mercado como o Pirarucu, e a pesquisa deve contribuir ainda para conhecer melhor tais espécies. Segundo dados do Ministério da Pesca e Aquicultura, o mercado global de pescado movimenta, por ano, em torno de US$ 93 bilhões. Em 2007, o Brasil teve uma participação de apenas 0,03% nesse mercado.

Segundo Arraes, "a contribuição maior da Embrapa provavelmente será em aquicultura de água doce e a escolha de Tocantins para sediar a nova Unidade privilegia a atividade no interior". A temperatura ambiente favorável da região também é citada pelo presidente da Embrapa como um fator positivo da localização.

Logística para exportar produção

A existência de jazidas de calcário e as terras planas também são fatores favoráveis para a implantação do centro de pesquisa em Tocantins. A facilidade de escoamento da produção agrícola e pesqueira foi avaliada. O grupo de trabalho formado pela Embrapa para estudar a viabilidade de criação da Unidade no Estado considera que a região tem potencial para tornar-se grande exportadora para a Ásia e a Europa.

A possibilidade de utilizar o Rio Tocantins como uma hidrovia , a criação da Ferrovia Norte-Sul e as melhorias na rodovia Belém-Brasília (BR-153) irão facilitar a logística necessária para exportar grãos e pescados.

"Chegou-se à conclusão de que a cidade de Palmas possui todas as condições favoráveis para a instalação de uma Unidade da Embrapa naquele estado, tanto no que diz respeito ao seu potencial agrícola, quanto à existência de infraestrutura necessária para o adequado funcionamento de uma unidade de pesquisa", comenta o pesquisador Eliseu Alves, coordenador do grupo de trabalho.

Estrutura e Pessoal

A Embrapa fará um diagnóstico da estrutura e do pessoal já existentes nas Unidades que realizam pesquisas relacionadas à aquicultura. Os pesquisadores que irão atuar no novo centro de pesquisa da Embrapa serão contratados por meio de concurso público com vagas disponibilizadas pelo PAC Embrapa.

A contratação de pessoal ocorrerá de acordo com a estratégia de implantação da Unidade. A área de pesquisa, desenvolvimento e inovação terá especialistas em aquicultura e em agronomia. Arraes destaca que o centro será misto, com enfoque nacional em aquicultura e regional no componente agrícola.

A unidade terá um papel aglutinador das pesquisas em aquicultura no País, formando redes internas e externas à Empresa. A Embrapa já atua no Tocantins por meio de projetos de pesquisa de várias Unidades. A Embrapa Cerrados (Planaltina/DF) é responsável pela Unidade de Execução de Pesquisa de Tocantins (UEP-TO).

As pesquisas em andamento, que podem ser fortalecidas com a abertura da nova Unidade, incluem o projeto de avaliação de cultivares de cana de açúcar; o manejo do solo e da água nessa cultura; a avaliação do potencial do dendê para produção de agroenergia e a avaliação de diferentes materiais de bananeira.

Fonte: Embrapa Cerrados