Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Com o objetivo de possibilitar aos professores e alunos condições favoráveis para o bom relacionamento e domínio em atividades voltadas à prevenção e cuidados com crianças e adolescentes, teve inicio esta semana em Aliança do Tocantins o programa “Falando os temas do adolescente”.

O lançamento foi no Colégio Duque de Caxias com a presença de 150 alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino. Estavam presentes os secretários da Educação Eloisio Whorst, de Desenvolvimento e Assistência Social Sonja Cáthia e do CREAS a psicóloga Larissa Fidelis e a educadora Josilene Pereira.

Durante a palestra da Assistente Social, Clary Labbé foi ressaltado a importância de dar atenção diferenciada aos temas que povoam as cabeças dos adolescentes, onde muitas vezes eles não encontram respostas na família ou em outro ambiente, favorecendo as más informações vindas de revistas pornográficas e de más companhias.

“A escola é um ambiente propicio onde jovens e crianças permanecem maior parte do tempo, sendo assim, também, a escola deve ser um ambiente preventivo trazendo respostas aos anseios comuns nessa fase amparando-os nessa transição da vida, pois qualquer passo errado torna-se um caminho sem volta”. Ressaltou Clary Labbé.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Sonja Cáthia, o CREAS tem por objetivo acolher as vítimas dos mais diversos tipos de violência, mas é imprescindível o trabalho de prevenção. “Queremos com esses encontros propiciar uma abordagem mais profunda e eficaz no meio dos adolescentes e jovens”. Frisou.

Durante o programa estão previstos encontros semanais onde serão trabalhados na escola temas como: Drogas, Sexualidade, Gravidez precoce, Valores, Profissões, Sonho, Futuro e Violência nas escolas, entre outros.

“Precisamos dar sequência a esse trabalho, envolvendo cada vez mais as crianças, professores e pais de alunos”, disse o secretário da Educação Eloisio Whorst .

Para a psicóloga do CREAS, Larissa Fidelis o adolescente tem a necessidade de se expressar, “E, é isso que estamos propondo, um diálogo e não uma imposição”. Larissa disse, ainda, que pode perceber que falta aos jovens a compreensão, o saber ouvir sem julgar, e que nesse trabalho todos aprenderão.

“Foi interessante saber sobre os temas que serão abordados” Destacou Luiza (6º ano).

“Não vamos ficar a vida toda adolescentes, seremos homens e mulheres, e, por isso gostaria que fosse discutido mais sobre o tema Futuro”. Pontuou João Marcus – 6º ano.