Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Se depender de dezenas de mulheres e jovens de Aliança do Tocantins parte do lixo da cidade será reutilizado gerando renda. Com este propósito a prefeitura, através da secretaria de Desenvolvimento Social deu inicio no dia 24 de outubro ao Curso dos 3R – Reutilizar, Reduzir e Reciclar com arte.

A idéia é atender cem beneficiários do Programa Bolsa Família. O curso é de quarenta horas com turmas de dez pessoas que se revezam semanalmente durante três meses. O material utilizado é apenas a garrafa peti e material de complemento como laços que são aproveitados de objetos que estavam indo para o lixo.

Na últimasexta-feira, 29, um evento na casa do Artesão expôs o resultado da primeira turma do curso. Na abertura uma apresentação de fantoches, também confeccionados com material reciclável, deu um brilho especial ao momento com uma peça cujo o texto falava justamente sobre a importância dessa mudança de hábito para o ser humano e o meio ambiente.

De acordo com Sonja Cáthia, secretária de Desenvolvimento Social, a meta foi alcançada nesse primeiro momento. “Maravilhoso, maravilhoso, estamos numa empolgação muito grande com esse trabalho de reutilização com a reciclagem que nós sabemos que é muito importante para todo o meio ambiente, para toda a comunidade, e podemos ver aqui o lixo virar esse luxo, e perceber que cada uma dessas mulheres que está aqui, pode enfeitar a sua casa, organizar, dar um pouco mais de brilho nas festas de natal”. Sonja disse ainda que durante os três meses de trabalho que foi acordado novas turmas se sucederam semanalmente.

Para Gelsomina Ribeiro da Silva, facilitadora e responsável pelo curso todo o material confeccionado será distribuído entre os cursistas e também estará enfeitando os prédios públicos do município neste período natalino. “Precisamos nos conscientizar de que depende de nós para que a cidade esteja sempre limpa e o curso tem esse propósito, além de gerar renda”. Disse.

De acordo com a secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social além dos sinos e quirlandas que já estão sendo confeccionadas para colocar nos prédios públicos do município, também serão confeccionadas duas arvores de natal, uma para o PA – Pronto Atendimento e outra para a prefeitura. Cada árvore leva 155 garrafas pet”.