Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Centenas de crianças, jovens e adultos participaram na tarde da última sexta-feira, 30, pelas principais ruas e avenidas de Aliança do Tocantins da 5ª Caminhada Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Antes da caminhada foi realizada uma Blitz Educativa na entrada da cidade. Com apoio da Policia Militar, carros e caminhões foram parados e seus ocupantes abordados pelos integrantes da Secretaria de Assistência Social que distribuíram panfletos e colaram adesivos com apelo contra o Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

“A iniciativa é maravilhosa, viajo por esse Brasil todo e a exploração sexual de meninas novas é grande, principalmente nas cidades na beira da BR, é preciso combater isso e vocês estão alertando, parabéns”. Disse o caminhoneiro José Antônio Souza.

Em seguida, carregando cartazes com palavras de ordem contra o abuso sexual, alunos e professores das redes pública e particular de ensino chamaram a atenção da comunidade com a manifestação da 5ª Caminhada. “Fiquei impressionada com o que vi e li em alguns cartazes expostos na caminhada, uma demonstração clara que precisamos nos unir contra esse mal que está impregnado em nosso meio”. Desabafou o engenheiro Carlos Martins que passava por Aliança no momento da manifestação.

Após a caminhada todos se dirigiram para a Sede Social onde participaram da programação de encerramento da III Semana do Bebê. A organização do evento destacou os números de participantes durante toda a programação, destacando que cerca de 900 pessoas estiveram envolvidas nas atividades da programação durante os cinco dias de programação.

“As pessoas atenderam às propostas e serviços disponibilizados durante a III Semana do Bebê, exemplo disso foram as 310 emissões de carteiras de trabalho e identidade feitas pelo Sine e É Pra Já que estiveram em nossa cidade como parceiros”. Ressaltou a secretária de Assistência Social, Sonja Cáthia.

Durante o encerramento da programação todos os parceiros foram homenageados com troféu, medalhas e flores. As escolas da rede particular e pública de ensino  e Apae envolvidas no evento, receberam um kit de material esportivo contendo 02 bolas de vôlei, 01 bola de futebol, 01 bola de futsal, 01 rede de vôlei, uma bomba de ar para bolas, 01 cronômetro e uma sacola para transportar o material esportivo.

Para dar mais brilho ao evento a secretaria de Assistência Social de Aliança trouxe, para fechar a programação, a Quadrilha Junina Flor da cidade de Monte do Carmo – TO com integrantes beneficiários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).  A apresentação que durou cerca de 40 minutos agradou a todos presentes.

“Agradeço a Deus por nos conceder a graça de poder ter realizado a III Semana do Bebê. Fico realizado com o envolvimento e a participação das equipes da prefeitura de um modo especial a da Assistência Social que não mediram esforços para a concretização desse evento”. O prefeito Zé Piqui disse, ainda, que não poderia deixar de destacar a participação da juventude durante toda a programação, afinal é através dela que ações como essa que faremos uma Aliança cada vez mais sadia e acolhedora. Finalizou. (Ascom Secretaria de Defesa Social)