Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A equipe da coordenadoria de Fomento Florestal do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins realiza nesta quinta-feira, 17, durante todo o dia, capacitação técnica aos estagiários da Faculdade Católica do Tocantins. O curso, que é direcionado aos alunos da instituição, acontece no Campus II da faculdade e terá como abordagem a Coleta de Sementes, implantação de viveiros, produção de mudas do Cerrado e compostagem.

Ministrado pelas técnicas do Naturatins, Luciana Miranda e Maria Gorett Braga, o curso terá como objetivo capacitar os acadêmicos, de forma teórica e prática, sobre a coleta, beneficiamento e armazenamento das sementes e também implantação de viveiros e produção de mudas de espécies nativas do cerrado. Nesta manhã os alunos aprenderam sobre teorias de armazenamento, coleta e também sobre o beneficiamento das sementes do cerrado.

Segundo o coordenador, Jesse Rodrigo, a capacitação subsidiará os estagiários no manejo correto da produção das mudas, contribuindo tanto para a sua formação, quanto para os projetos de recuperação de áreas degradadas do Tocantins.

O acadêmico do curso de gestão ambiental, Jorge Filho, disse que a capacitação influência muito em sua aprendizagem, pois dá técnica e noções sobre o plantio de mudas nativas do cerrado. “A capacitação que estamos recebendo pelos técnicos do Naturatins vai nos ajudar a elaborar um artigo científico que será apresentado em dezembro”, explicou.

O curso é resultado do termo de cooperação firmado entre o Naturatins e a Faculdade no mês de agosto, para a instalação do Viveiro Florestal e Banco de Sementes para produção de mudas nativas.

O diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Facudade Católica, Aparecido de Oliveira, disse que a sociedade firmada é essencial para aprendizagem dos acadêmicos. “Essa parceria é de fundamental importância para nós, pois os nossos alunos aliam o conhecimento teórico com a prática, o que contribui para uma melhor formação e capacitação, voltadas para o mercado de trabalho”, disse o diretor.

No período da tarde, será realizada aula prática sobre compostagem e implantação de viveiros. O curso está previsto para acontecer uma vez a cada semestre.

Fonte: Ascom Naturatins