Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: André Camargo (E/D) Carlos Gaguim, Sadi Cassol, João Ribeiro e Sarney, na solenidade de posse (E/D) Carlos Gaguim, Sadi Cassol, João Ribeiro e Sarney, na solenidade de posse
  • Foto - Rafael Carvalho
  • Foto - Rafael Carvalho
  • Foto - Rafael Carvalho
  • Foto - Rafael Carvalho

Tomou posse como senador nesta terça-feira, 22, em Brasília, o petista Sadi Cassol. Ele assumiu a vaga de Leomar Quintanilha que licenciou-se para assumir a Seduc - Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Tocantins.

O governador interino do Tocantins, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), participou da sessão de posse de Cassol e disse que o apoio da bancada tocantinense no Congresso é fundamental para o desenvolvimento do Estado. Para Carlos Gaguim, a coalização estabelecida em torno de sua administração vai facilitar a tramitação de projetos de interesse do Estado e a posse de Sadi Cassol reforça esse apoio no Senado.

Em seu discurso de posse, Sadi Cassol disse que o governador Carlos Gaguim pode contar com ele para buscar o desenvolvimento do Tocantins. “Ao lado de Quintanilha, vou lutar pelo recredenciamento da Unitins”, completou.

Para Carlos Gaguim “é importante para o Tocantins ter um senador do PT, do presidente Lula. Com essa parceria com o governo federal vamos angariar mais recursos para o Tocantins”, avaliou o governador interino após participar da posse.

Também acompanharam a sessão, o senador João Ribeiro (PR); os deputados federais Laurez Moreira (PSB), Osvaldo Reis (PMDB), Eduardo Gomes (PSDB) e Nilmar Ruiz (DEM); secretários do governo do Tocantins, entre outras autoridades de Palmas, familiares e amigos do novo senador.

Perfil

Sadi Cassol nasceu em Ibiraiaras (RS), no dia15 de julho de 1946. Na cidade natal iniciou sua carreira política na luta pela sua emancipação política e pelo desmembramento do município de Lagoa Vermelha. Na primeira legislatura daquela pequena cidade elegeu-se vereador, aos 21 anos de idade. Pouco tempo depois se mudou para a também gaúcha Veranópolis. Lá, elegeu-se vereador em mais três mandatos e, como presidente da Câmara, chegou a assumir o exercício da prefeitura. Foi por diversas vezes Secretário de Obras, Administração, Planejamento dentre outros cargos.

Acreditando no desenvolvimento do norte do país, mudou-se para Palmas, capital do Tocantins, onde se consolidou como empresário de sucesso. Em Palmas, foi vereador (2001/2004), secretário de Turismo, de Indústria e Comércio, de Ciência, Tecnologia e Cooperação Internacional, e do Meio Ambiente. Foi presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins, da Associação Comercial e Industrial de Palmas, e, antes de assumir a senatoria, era o Ouvidor Geral do município, que tem como prefeito Raul Filho, do PT.

Confira a íntegra do pronunciamento de posse do senador Sadi Cassol, proferido na Sessão do Senado Federal de 22 de setembro de 2009

Exmo. Sr. José Sarney, ilustre Presidente do Senado Federal; Exmo. Sr. Aloísio Mercadante, Senador e meu líder; Senhoras e senhores Senadores; Quero registrar e agradecer as honrosas presenças do Exmo. Sr. Governador do Estado do Tocantins, Sr. Carlos Henrique Amorim; Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Palmas, Raul Filho; Exmo. Secretário Municipal de Governo e ex vice-governador do Tocantins, Deputado Darci Coelho; minha querida esposa Beatriz Cassol, Meu amigo Presidente Regional do meu Partido, Donizete Nogueira do PT, minhas senhoras, meus senhores.

É com imensa felicidade e orgulho de ser hoje Tocantinense que tomo posse como Senador da República, representando o povo valoroso daquele Estado e representando o Partido dos Trabalhadores nesta Casa.

Sinto-me extremamente honrado por integrar, a partir deste momento, a Câmara Alta do País e ter a oportunidade de conviver com figuras próceres da República. Temos aqui a presença de ex-secretários, ex-prefeitos, ex-governadores, ex-presidentes da república. São homens e mulheres que possuem vasta experiência administrativa, com uma história de lutas dedicada à causa pública. A pluralidade de pensamentos aqui manifestada só vem fortalecer os ideais democráticos, outrora reprimidos por governos de exceção. Para mim, certamente será um extraordinário aprendizado a convivência lhana e respeitosa que manterei com os meus ilustres pares que levarei comigo por toda a minha vida pessoal e pública.

O Senado merece ser respeitado como uma das mais antigas instituições políticas da humanidade. Sua origem remonta à antiguidade clássica, quando a organização política das sociedades se estruturava a partir de um Conselho de Anciãos. No Brasil, já são quase dois séculos de história desde a promulgação da Constituição de 1824, que conferiu ao Senado atribuições da maior relevância. Hoje, o Senado Federal é muito mais do que uma casa de leis. Ele é o responsável pelo equilíbrio federativo e suas prerrogativas constitucionais lhe asseguram a condição de pilar da democracia e sustentáculo da governabilidade.

Estou consciente da missão desafiadora que encaro a partir de agora, da qual procurarei me desincumbir com dignidade e responsabilidade em favor da nação brasileira e, em particular, do povo do meu Estado.

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Senadores,

Nasci em uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul chamada Ibiraiaras, onde iniciei minha carreira política lutando pela sua emancipação do Município de Lagoa Vermelha.

Tenho as minhas origens humildes!

Para estudar cheguei até mesmo a me deslocar em lombo de animal. Mas lutei! E lutei muito, alcançando muitas vitórias. Sou um vitorioso!

Em reconhecimento pela luta em favor da emancipação política da minha cidade, elegi-me Vereador aos 21 anos de idade na primeira legislatura daquele pequeno e pujante município.

Em seguida mudei-me para a cidade de Veranópolis, onde concorri e alcancei vitórias como Vereador em mais 3 mandatos. Como Presidente da Câmara Municipal exerci por um bom período de tempo o Cargo de Prefeito da cidade da longevidade.

Por diversas vezes exerci o cargo de Secretário Municipal, nas Pastas da Administração, Planejamento e Obras, dentre outros, contribuindo efetivamente para desenvolvimento econômico daquele belo município.

Posteriormente, por acreditar no enorme potencial de desenvolvimento da Região Norte do País, decidi para lá se mudar e empreender. A cidade escolhida foi Palmas, capital do Tocantins, que acabava de ser inaugurada.

Para lá fui com minha família. A infraestrutura era precária. Havia muita poeira, falta de água e de energia elétrica.

Ainda assim, acreditei no sonho de um povo. Um povo que lutou bravamente pela divisão e separação do Estado de Goiás.

Estávamos atentos, assistindo como pioneiro o empenho dos bravos Tocantinenses e líderes da época - o então Governador Siqueira Campos e seu Vice Governador Darci Coelho, que aqui se encontra presente nos prestigiando.

Acompanhando e participando do desafio de criar o Estado do Tocantins, juntamente com os bravos tocantinenses e outros originários de outras regiões, mas que também acreditaram que o Tocantins se tornaria o estado da livre iniciativa e da justiça social.

Nascido o Estado do Tocantins, ajudamos no seu crescimento!

Após todas as dificuldades que passamos, o Estado se desenvolveu e hoje é um lugar de muitas oportunidades de investimentos.

Hoje, posso afirmar com orgulho que sou Tocantinense. Tenho todos os meus netos nascidos lá.

Em Palmas, fui Vereador, Secretário de Turismo, Secretário de Indústria e Comércio, Secretário de Ciência e Tecnologia, Secretário do Meio Ambiente, Presidente do Conselho de desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins, Presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas, e até a semana passada era o Ouvidor Geral do Município a convite do amigo Raul Filho, Prefeito de Palmas.

Os diversos cargos exercidos em Palmas credenciaram-me à vaga de Suplente da chapa do Senador Leomar Quintanilha, eleita em 2002 com a nossa efetiva participação.

E é com grande satisfação que aqui, hoje, como Senador da República pelo Tocantins, Estado mais novo da Federação, registro que chego à Brasília para refletir o pensamento dos guerreiros tocantinenses, de forma democrática e honrada.

É com dignidade e completo respeito a todos os brasileiros, que hoje assumo o Senado e invoco-os a ter extrema convicção e confiança que honrarei a minha passagem por essa casa.

O Partido dos Trabalhadores do Tocantins está em festa.

O povo do Tocantins está em festa.

Sou o primeiro Senador do Tocantins pelo Partido dos Trabalhadores e quero aqui reafirmar:

Ao Presidente Lula não faltará meu apoio!

Defendo o programa do Partido dos Trabalhadores por reconhecer nele a importância que dá à questão social, à distribuição de renda, à redução das desigualdades intra e interregionais.

É inegável o avanço do governo do Presidente Lula na melhoria da qualidade de vida da população brasileira, sobretudo da sua parcela mais carente, aquela que vive abaixo da linha da pobreza.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgada pela Fundação Getúlio Vargas confirma que cerca de 31 milhões de brasileiros subiram de classe social entre os anos de 2003 e 2008. Entre eles, 19,4 milhões deixaram a classe E, que traça a linha da pobreza no país; e outros 1,5 milhão saíram da classe D. Com isso, houve uma queda acumulada de 43% no grupo dos mais pobres neste período.

Ao mesmo tempo, a classe AB, que representa o grupo com renda domiciliar mais elevada, ganhou 6 milhões de pessoas. A classe C (renda familiar entre R$ 1.115,00 e 4.807,00) é a maioria da população e recebeu 25,9 milhões de brasileiros nos últimos cinco anos.

Esse movimento de ascensão social foi puxado principalmente pelas políticas de transferência de renda do governo federal, como o Bolsa Família, que traz como impacto direto a melhoria na renda do brasileiro pertencente à camada mais baixa.

Junto com essa verdadeira transformação social, o Governo do Presidente Lula tem investido maciçamente na infraestrutura básica do País, de modo a possibilitar o crescimento econômico em bases sustentadas. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) passou de uma estimativa de investimentos de R$ 504 bilhões para R$ 646 bilhões no período de 2007 a 2010. O lançamento do Programa Minha Casa, Minha Vida em março prevê a construção de R$ 1 milhão de moradias, com a aplicação de R$ 60 bilhões, sendo R$ 28 bilhões em subsídios para as famílias com renda mensal inferior a três salários mínimos.

O Governo também adotou medidas anticíclicas na área financeira, com forte atuação das instituições públicas para forçar a redução dos juros bancários. Além de recuperar a liquidez no mercado de crédito, o Governo preocupou-se ainda em garantir recursos para que alguns ramos empresariais atravessassem a turbulência e o setor privado pudesse investir.

Os resultados desse esforço na área de investimentos e de uma situação fiscal equilibrada permitiram a redução dos juros, financiando a atividade produtiva e reduzindo os impactos da crise financeira internacional sobre o Brasil. Os indicadores financeiros mais recentes apontam que estamos no rumo certo e que a economia brasileira já retoma o seu crescimento.

Senhor Presidente,

Senhoras e Senhores Senadores,

Sou um político municipalista e nunca deixarei de empunhar a bandeira do desenvolvimento a todos os municípios do Tocantins.

Caros colegas, assumo o Senado, com o suporte e apoio de aproximadamente um milhão e duzentos mil tocantinenses, de municípios que esperam mais que palavras, mas ações concretas que revertam os grandes problemas sociais que enfrentamos hoje.

O trabalho que o governo federal vem fazendo para combater a pobreza neste país é algo que nunca se viu ao longo dos governos, nossa linha de trabalho também será essa.

O Brasil está dando certo e é por isso que assumimos o compromisso de dar apoio ao trabalho do nosso companheiro Presidente Lula.

Quero afirmar ao caro colega e amigo Senador Leomar Quintanilha que continuaremos trabalhando para dar seqüência às ações que vossa Excelência vem conduzindo com tanto brilhantismo. Quero estar ao seu lado nessa luta pelo recredenciamento da UNITINS junto ao MEC. Quero estar ao seu lado para os grandes desafios que terás junto a Secretaria da Educação do Tocantins.

Ao Governador Carlos Henrique Amorim, conhecido em nosso estado por Gaguim – quero dizer que pode contar comigo! Ou melhor, conte conosco! Tenho certeza que todos os colegas aqui têm o interesse e o desejo de ajudar o estado do Tocantins, assim como também terei de ajudar aos demais estados. Tenha certeza de que aqui estarei trabalhando junto com toda a bancada federal de deputados e senadores em prol do desenvolvimento do nosso Estado.

O Tocantins precisa desta união.

Temos que estar preparados para enfrentar as dificuldades sem comprometer a nossa missão de investir na melhoria da qualidade de vida dos Tocantinenses.

Sabemos das dificuldades, mas sabemos que tudo isso é possível. Nossa missão enquanto políticos é trabalhar para que isso aconteça.

Veja o exemplo do nosso Prefeito de Palmas, Raul Filho, que a despeito das dificuldades tem realizado uma eficiente gestão na nossa cidade, como a Implantação da Escola de Tempo Integral, cujo reconhecimento nos enche de orgulho.

Quero dizer-lhe, prefeito, que aqui no Senado Federal trabalharei muito pelo nosso estado e por nossa bela capital Palmas.

O povo do Tocantins precisa de nós e vamos honrá-los com a nossa atuação.

Quero agradecer as pessoas que tanto contribuíram e apoiaram minha vida política e que possibilitaram chegar até aqui. Pessoas essas que acreditaram em meu projeto, como o ex-prefeitos dos municípios onde servi.

A minha esposa Beatriz pela compreensão e apoio incansável em todos os momentos

Aos meus filhos Vagner, Valter, Vanessa e Vinícius.

Às noras Cleci, Viviane e Thais.

Aos netos: Priscylla, Victor, Larissa e ao Arthur que está por chegar.

Quero agradecer ao Senador Leomar pela oportunidade de assumir a vaga de senador e ao mesmo tempo parabenizá-lo pelo trabalho que desenvolve em prol do Tocantins e do Brasil, desejando-lhe sucesso.

Agradeço ao amigo prefeito Raul Filho e a sua esposa, Deputada Solange Duailibe, e aqui eu quero lembrar os ex-prefeitos aos quais tive a oportunidade de ser Secretário e faço questão de nominá-los: Dr. Odir Rocha, a atual Deputada Federal Nilmar Ruiz e aos ex-prefeitos de Veranópolis, Dr. Nadir Mário Pelegrino Peruffo e o saudoso amigo Leonir Farina

A meu presidente do PT do Tocantins, amigo Donizete Nogueira que está conduzindo o partido com sabedoria, modernizando a atuação política deixando para traz a forma arcaica e sem participação popular nas decisões partidárias.

Ao Senador João Ribeiro, Coordenador da nossa Bancada, que tem se preocupado com o Tocantins, compondo a base de apoio ao nosso Presidente Lula, e tem ajudado nosso prefeito Raul Filho onde com certeza vamos trabalhar juntos nos projetos para nosso estado.

A Senadora Kátia Abreu e aos deputados federais e estaduais presentes, os nossos cumprimentos.

Meus colegas Secretários da prefeitura de Palmas e Vereadores que estão aqui prestigiando esse evento quero cumprimentar na pessoa do Vereador Vanderlei Barbosa, filho do Primeiro prefeito da Capital,

Aliás, quero que registrem nessa casa que minha bandeira como candidato à época na chapa do Senador Leomar, era a Luta e Apoio aos Vereadores do meu estado. Vou cumprir minha promessa!!

Autoridades do Governo do Tocantins.....Estimados Tocantinenses que vieram prestigiar nossa posse e demais pessoas que se encontram neste recinto, muito obrigado.

Aos valorosos Prefeitos de meu partido e demais do meu estado, meu muito obrigado. O meu gabinete é a sua Prefeitura no Senado.

A imprensa, tão importante e necessária para levar ao público as nossas ações cumprimento igualmente.

E por fim, a Deus, que nos deu o dom da vida e me permitiu estar aqui, ungido e com as forças para cumprir a minha missão de senador.

Meu muito obrigado, Muito Obrigado, muito Obrigado.

E viva o Tocantins!!!!