Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Uma equipe de professores da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins está realizando ações de apoio à Cooperan – Cooperativa de Catadores de Produção de Recicláveis do Tocantins “Amigos da Natureza”, que reúne catadores de material reciclável da região sul de Palmas. A iniciativa faz parte de um trabalho realizado pela IEES – Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários, que pretende promover o conceito de economia solidária e incentivar a geração de emprego e renda.

No caso da Cooperan, o trabalho vai ser extenso e vai desde a renovação do alvará de funcionamento até busca de parcerias com outras instituições para garantir o funcionamento da cooperativa. Para dar continuidade às ações é que os professores visitaram, nessa segunda-feira, 28, as instalações da Cooperan e analisaram a estrutura do local e como desenvolver um controle de estoque e de finanças.

Segundo Omar Teixera, que está responsável pela coordenação das tarefas a serem desenvolvidas, essas ferramentas irão facilitar e dinamizar o trabalho realizado pelos catadores. Ele explica que é necessária uma organização, pois "enquanto todos os materiais estiverem amontoados fica complicado trabalhar".

Coleta seletiva em Palmas

Nesse mês, foi aprovada uma lei que regulariza projetos sustentáveis para Palmas, inclusive a coleta seletiva do lixo. A idéia é priorizar ações geradoras de ocupação e renda e isso vai acontecer, por exemplo, com o reconhecimento das instituições de catadores como agentes ambientais de limpeza urbana e prestadores de serviço de coleta de resíduos sólidos recicláveis.

O presidente da Cooperan, Otacílio Martins Cardoso, acredita que com essa lei muitas pessoas em Palmas terão mais condições de trabalho. “Mas é necessário articular muito para que esse projeto sela alavancado e, como a Unitins está envolvida nesse processo, é fundamental o apoio da universidade nesse momento”, afirmou.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Unitins