Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Conquistar a longevidade, com qualidade de vida. Este é o tema da programação de comemoração ao Dia Nacional do Idoso, que será realizado, neste dia 1º, às 8 horas, na Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Aureny I, à Rua Alagoas, Quadra NE-10, Lote 17, próximo à Delegacia de Polícia.

“O maior desafio na atenção à pessoa idosa é redescobrir possibilidades de viver sua própria vida com a máxima qualidade possível, apesar das progressivas limitações que possam ocorrer”, enfatiza Samuel Bonilha, Secretário de Saúde de Palmas

Além de exames de glicemia capilar e aferição de pressão arterial, os idosos vão assistir vídeos e palestras educativas sobre doenças crônico-degenerativas, higiene bucal e alimentação saudável. “Vamos também desenvolver atividades recreativas com participação dos acadêmicos da área de saúde e assistência social da Ulbra e também agendar consultas médicas para aqueles que requererem exames ou tratamento mais detalhados”, informa a enfermeira do Programa Saúde da Família, Joyce Vilarim.

Durante as atividades, os profissionais de saúde vão reforçar a necessidade da utilização da Caderneta do Idoso que é um instrumento para auxiliar na identificação das pessoas idosas frágeis ou em risco de fragilização.

"Para os profissionais de saúde, a caderneta possibilita o planejamento, organização das ações e um melhor acompanhamento do estado de saúde dessa população. Para as pessoas idosas é um instrumento de cidadania, onde terá em mãos informações relevantes para o melhor acompanhamento de sua saúde", assegura Lílian dos Santos e Silva, responsável pela Área Técnica Saúde do Idoso.

Fonte: Assessoria de Imprensa Semus