Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Daniel Bezerra

O auditório da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM) em Palmas ficou completamente lotado na tarde de ontem quinta-feira (01/10) para acompanhar a grande festa de filiação do Partido da República (PR) do Tocantins.

A deputada federal Nilmar Ruiz foi uma das principais forças políticas a se filiar ao PR. Em seu discurso, Nilmar contou um pouco de sua história, quando sozinha trabalhava para sustentar seus quatro filhos pequenos.

“Não tive pai político, nem marido ligado à política. Conquistei meu espaço na política com muito trabalho. Se hoje sou deputada federal, tenho que agradecer ao povo do Tocantins, que sempre acreditou em mim”, disse Nilmar.

A deputada contou sua história para demonstrar que nunca faltou a ela coragem para lutar e que desde pequena seus pais lhe ensinaram a viver com dignidade. “Sou idealista, tenho princípios bem definidos, sei exatamente o que eu quero. Com a mesma coragem e determinação que rompi, em 2005, com o autoritarismo e a prepotência, novamente coloquei os meus ideais acima de qualquer coisa e me coloquei ao lado dos companheiros como os deputados Cesar Halum, Angelo Agnolin, Paulo Roberto e tantos outros, que não aceitam a monocracia e que acreditam que um partido não tem donos, mas filiados e que colocam em primeiro lugar o desenvolvimento do Tocantins e o bem estar do nosso povo”, acrescentou a deputada.

Nilmar também reforçou seu compromisso com o governador Carlos Henrique Gaguim, a quem disse ter a habilidade de aglutinar forças e de respeitar os companheiros.

A deputada fez elogios ao senador João Ribeiro e todos os companheiros do PR. Nilmar disse que o senador tem prestado um grande serviço para o povo do Tocantins e que hoje é um dos principais representantes do Estado em Brasília.

João Ribeiro elogiou a atitude de coragem da deputada Nilmar, que deixou seu partido, correndo o risco de perder seu mandato, para manter seus princípios. Ribeiro disse ainda que se fosse presidente do DEM teria vergonha de pedir o mandato de Nilmar, porque a deputada fez muito pelo partido e isso seria um ato de injustiça.

O Governador Gaguim também elogiou a deputada Nilmar e falou que todos estarão juntos nesse processo de desenvolvimento do Estado.

O presidente Nacional do PR, Sérgio Tamer, disse que Nilmar vai fortalecer ainda mais o partido, por sua postura ética e ideológica.

Entre as lideranças políticas que participaram da festa de filiação do PR do Tocantins estava o governador interno do Tocantins, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), o presidente Nacional do PR, Sérgio Tamer, os senadores Magno Malta (PR-ES), César Borges (PR-BA) e Leomar Quintanilha (PMDB-TO); os deputados federais Luciana Costa (PR-SP), Nilton Monte (PR-SP), Chico Abreu (PR-GO) e Lazaro Botelho (PP-TO), o presidente da Assembleia do Tocantins, deputada Júnior Coimbra; deputados estaduais, prefeitos, vereadores e lideranças políticas.

O PR do Tocantins filiou cerca de 300 pessoas durante o evento. Entre as autoridades de peso que ingressaram no partido estão a deputada federal Nilmar Ruiz, que deixou o DEM, e os deputados estaduais Paulo Roberto (que também deixou o DEM) e Stalin Bucar, que saiu do PSDB.