Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Esequias Araújo

A continuidade da parceria do Governo do Tocantins na realização do Rally dos Sertões foi acertada nesta terça-feira, 06, no Palácio Araguaia, durante audiência entre o governador interino Carlos Henrique Gaguim e Marcos de Morais, presidente da Dunas Race, empresa organizadora da competição. Para o próximo ano, a novidade é que o Governo do Estado quer aproveitar a passagem do Rally para mostrar, além das paisagens turísticas do Tocantins, os aspectos de sua economia, que tem como base o agronegócio.

Em 2010 o Rally chegará à sua 18ª edição e passará pelo Tocantins pelo 11° ano, dando visibilidade para o Estado em níveis nacional e internacional e levando à população ações de cidadania (saúde, educação e cultura) em seu trajeto.

“A partir de agora, vamos iniciar o trabalho de planejamento. Tudo deve ser muito bem pensado, para que se consiga projetar o Tocantins para o Brasil e para o mundo, gerando resultados financeiros e também sociais para o Estado”, disse Carlos Gaguim, ao garantir apoio à organização do evento.

A partir da audiência desta terça, o Governo do Estado, por meio da Adtur – Agência de Desenvolvimento Turístico, vai colaborar na elaboração do trajeto do Rally no Estado e planejar a infraestrutura de apoio aos participantes e organizadores da competição, segundo disse o presidente da Adtur, Wylkyson Gomes de Sousa, que também participou da audiência.

Resultados

A organização do Rally desloca 1.700 profissionais e mais de 130 jornalistas, nacionais e estrangeiros. Em 2009, a competição envolveu participantes de 36 países e levou ações de cidadania a cerca de 130 mil pessoas, nas áreas de saúde (ginecologia, pediatria, clínica geral e odontologia), atividades culturais, cultivo de hortas comunitárias e instalação de bibliotecas nas comunidades percorridas.

Datas

A 18ª edição do Rally dos Sertões será realizada entre 11 e 23 de agosto de 2010, percorrendo os estados de Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí e Ceará. Sua passagem pelo Tocantins deve durar três dias, entre 15 e 17 de agosto.

Segundo adiantou o presidente da Dunas Race, Palmas deve ser mantida no trajeto e, entre as novidades, deve ser confirmada a inclusão da cidade de Taguatinga, por possuir belos atrativos turísticos e infraestrutura para o recebimento das equipes.

 

Fonte: Secom