Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação
  • Foto - Esequias Araújo
  • Foto - Esequias Araújo
  • Foto - Esequias Araújo
  • Foto - Esequias Araújo
  • Foto - Esequias Araújo
  • Foto - Esequias Araújo

Após as sessões extraordinárias para eleição indireta para o “mandato-tampão” e a renúncia de Carlos Henrique Gaguim (PMDB) da condição de deputado estadual, ele foi empossado o novo governador do Tocantins na noite desta quinta-feira, dia 8. Também tomou posse o vice-governador Eduardo Machado (PDT).

Em um pronunciamento emocionado, o novo chefe do Executivo reafirmou todos os compromissos feitos quanto à modernização da máquina pública, atração de investimentos privados e assistência à população carente. “Vamos trabalhar dia e noite pelo Tocantins. No governo do ‘Acelera, Tocantins’, secretário não terá fim de semana nem porta fechada para os mais pobres”, disse Carlos Gaguim em referência ao slogan do governo.

O empossado citou a licença ambiental concedida pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) para a fábrica de cimento do grupo Votorantin, em Xambioá, como exemplo de ação positiva de seu mandato interino. Emocionado, ele declarou que vai empenhar “a alma, a mão e o coração” nessa oportunidade de trabalhar pelo Estado.

Após o discurso de posse do governador, o até então presidente em exercício da Casa de Leis usou a tribuna. Júnior Coimbra (PMDB) ressalvou que a postura coerente de Carlos Gaguim se reverteu em unanimidade no Parlamento. Ele acrescentou que Assembleia Legislativa e governo, aliados a outras instituições, vão se empenhar em projetos de interesse social que transformem em melhorias de vida do povo tocantinense.

Compuseram a mesa na sessão solene de posse representantes de instituições, órgãos governamentais e outros poderes. Entre eles o presidente do Tribunal Regional Eleitoral –TRE, desembargador José de Moura Filho; presidente da ATM, Valtênis Lino; presidente da União dos Vereadores do Tocantins – UVT, vereador Gedeon Soares (PMDB); presidente da Câmara de Vereadores de Palmas, Vanderlei Barbosa (PSB) e prefeito de Palmas, Raul filho (PT).

Os senadores pelo Tocantins Sadi Cassol (PT) e João Ribeiro (PR), os deputados federais Osvaldo Reis (PMDB) Eduardo Gomes (PSDB), o representante do Tribunal de Contas do Estado – TCE –, Manoel Pires, da Procuradoria Regional Eleitoral, João Gabriel Queiroz, e o deputado estadual pelo Estado do Maranhão, Chico Gomes, que, no ato, representou a governadora maranhense Roseana Sarney, também estavam na mesa, alem do arcebispo de Palmas Dom Alberto Taveira.

Fonte: Dicom/AL