Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Resultado do cruzamento da raça Gir com Holandesa, Girolando resiste bem ao clima quente

Resultado do cruzamento da raça Gir com Holandesa, Girolando resiste bem ao clima quente Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Resultado do cruzamento da raça Gir com Holandesa, Girolando resiste bem ao clima quente Resultado do cruzamento da raça Gir com Holandesa, Girolando resiste bem ao clima quente

O potencial da raça Girolando para produção de leite é um dos temas da 3ª Semana de Ciências Agrárias e Ambientais da Faculdade Católica do Tocantins.

Produtores rurais e estudantes de Zootecnia irão participar amanhã, sábado, 10, do Encontro de Criadores de Girolando e de debates sobre a raça, genética e nutrição.

A série de palestras será aberta, às 8h, pelo superintendente Técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Celso Menezes. Ele falará sobre o padrão racial do Girolando, a capacidade da raça de produzir leite a baixo custo e em regiões tropicais e sobre os trabalhos da entidade em prol do melhoramento genético da raça.

Os participantes ainda irão assistir a outras duas palestras com os temas: “Melhoramento Genético aplicado para produção leiteira” e “Alimentação alternativa para produção de leite no Bioma Cerrado”.

Para apresentar de forma prática o potencial da raça, haverá uma demonstração das características exteriores nos diferentes graus de sangue da raça Girolando. A dinâmica com animais será comandada pelo zootecnista e técnico para Inspeções e Provas Zootécnicas do Girolando no Tocantins, Nicolau Muzzi Dabul, a partir das 11h30.

Com o tema “Desenvolvimento Forte: Agropecuária e Meio ambiente”, a 3ª Semana de Ciências Agrárias e Ambientais acontece de 7 a 10 de outubro e tem palestras, apresentações culturais, mini-cursos e visitas técnicas. A programação completa e informações sobre as inscrições podem ser conferidas no site da universidade http://www.catolica.edu.br/ubec/.